Vida é Energia e se escolhermos pensar sobre ela como escola, ela se transforma em presente


Ao retomar a construção desta mandala, lembrando que o professor, Danilo Yamamoto, artista sensível, que ama sua Arte, escolhe, entre tantas possibilidades na sua carreira, transmitir aquilo que aprendeu. Na verdadeira essência de aprendizagem, ele decide pelo exercício da escuta detectar nas expressões de suas alunas os diferentes olhares, e com sua sensibilidade cria uma mandala colaborativa, a qual tomei a liberdade de fruir da seguinte maneira:

 "[...] Vida enquanto Energia que é alimentada pelo Amor, a Colaboração, a Luz e o Conhecimento.

A Energia Vital, representada por esferas circulares totalmente preenchidas e protegidas por 16 corações (A Força do Amor). Essa Energia não fica presa em si, mas se espalha sob a Luz de vários balões ou pelo brilho  de cristais, que por sua vez, produzem ações que se transformam em conhecimento,  que se transformam em sementes para um jardim de mais Energia. E o ciclo continua."

Esse movimento me faz pensar em como poderia ser o caminho de TODO conhecimento. Na minha experiência dentro da Educação formal tive o privilégio de ver muitas ações ligadas a essa essência, a qual tenho convicção de que ela está inserida na Matriz de Saberes e seus eixos, criada sob o olhar atento do Secretário da Educação da cidade de São Paulo, Alexandre Schneider na escolha de sua equipe, na proximidade com o que estava sendo construído, e depois mantida pelos seus sucessores na finalização do Currículo da Cidade de São Paulo em seus diferentes níveis de ensino: .http://portalsme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Search#/Parameter/curr%C3%ADculo%20da%20cidade

Convicta da importância dessa Matriz de Saberes, tomei a liberdade de colocá-la na minha bagagem e levá-la para viajar e ser explorada ao máximo por outras paragens. Para caber na bolsa, ela ficou assim: 
(Desenho da mandala foi criado por Danilo Yamamoto e sua companheira Michelle Saltori Ponse)


Convicta também sobre a importância das sincronicidades (que cabe falar em outro artigo) me chama a atenção que as duas mandalas têm o número 16. Buscando informações numa fonte que também me encanta, que traz conhecimento ligados aos Anjos, me encanta a seguinte observação:

Número 16 é uma combinação das energias e atributos dos números 1 e 6. Número 1 ressoa com novos começos, empenho e progresso, auto-liderança e assertividade, auto-suficiência e realização, inspiração e realização. O número 6 relaciona-se com o amor de casa e família e doméstica, serviço aos outros e altruísmo, responsabilidade e confiabilidade, fornecimento para o eu e os outros, e estímulo. Número 16 ressoa com força de vontade pessoal, independência, iniciativa, ação e superação de obstáculos. Anjo número 16 é um lembrete de seus anjos que seus pensamentos criam sua realidade, portanto, garanta que você mantém apenas expectativas positivas sobre sua vida, estilo de vida e questões materiais. Confie que todas as suas necessidades serão atendidas assim como você vive sua missão de vida.                                

Assim, tenho uma proposta de ação de aprendizagem colaborativa,a qual se segue:

1º - Uma questão: Eu realmente me conheço? Uma música interessante que nos coloca para pensar sobre esse assunto é a Cura, que pode ser acessada no link abaixo:

2º - Eu tenho atenção nas mínimas situações que me acontecem e tenho gratidão?Que tal fazer uma lista de coisas a agradecer?

3º - Nesse movimento de gratidão como EU estou retribuindo ao Universo aquilo que tenho ganho de presente? Que tal uma lista de atitudes que EU tenho feito?

4º - Voltando à Mandala Colaborativa, qual movimento que podemos fazer em conjunto que o momento atual está impulsionando e onde eu me encaixo sem julgamentos que apenas me paralisam?

Voltando há um ano atrás: Eu, Solange das Graças Seno..

Esse termo de compromisso foi escrito em abril de 2019, num movimento sobre a Carta da Terra, na Estação Brasil - Casa de Arte e Cultura de São Caetano do Sul. 

Assim, gostaria de lançar uma proposta de ajuda para que possamos concretizar os princípios da Carta da Terra e de verdade construirmos um Mundo Melhor.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Energia com um olhar na diversidade cultural - "Se não é divertido, não é sustentável"

Pensar na construção de uma Educação Integral a partir da autoavaliação

Qual a Energia que me chama a atenção?