Projeto Feira Virtual da Terra para a Terra



Introdução

A mandala que tomei a liberdade de adaptar, pensando nos 9 eixos da Matriz de Saberes, citada no Currículo da Cidade de São Paulo deve ser a essência para tudo que eu me envolver, pois se eu não tenho esses eixos como base das minhas decisões, acabo caindo no erro da obediência cega ou desobediência alienada. 

Domênico De Masi, cientista e sociólogo, nos coloca o conceito de ócio criativo referindo-se a três elementos: vendas, faculdade e raciocínio lógico, os quais faço relação com o triângulo elaborado por Johan Galtung, sociólogo e membro do Comitê para a Paz que nos coloca o triângulo do conflito sendo situação, comportamento e atitude.

Ao fazer um paralelo entre os dois e Educação Integral, meu triângulo fica da seguinte, maneira: onde De Masi cita venda e Galtung situação, penso na Arte, pois é a ideia que eu crio, guardo na gaveta da minha mente ou quero passar adiante. A segunda relação associa a faculdade, com o comportamento, o que me leva a pensar nos recursos ligados à Saúde física, mental e econômica e a terceira nos traz o raciocínio lógico e a atitude, os quais faço referência à Educação,  a qual nos traz a diversidade e o nosso poder de escolha em relação àquilo que apreendemos. Eu somente apreendo quando utilizo o raciocínio lógico e reflito sobre minhas atitudes.


A chave para um mundo que eu construo para mim
Sendo assim, o que me cabe enquanto mulher, esposa, mãe e profissional?
Hoje, em momento de isolamento esses papeis se resumem em apenas um: Ser Humano.
Ser (verbo) humano me dá o poder de exercer todos esses papeis pensando de verdade em Educação Integral e como posso utilizar a minha experiência, a minha história de vida para que o meu poder de escolha seja para um mundo melhor dentro do meu minúsculo espaço que é a minha casa e para o espaço gigante que é o Planeta. Aí me vem novamente a necessidade de retomar a velha frase: "Pensar global e agir local."

Mas por onde começar? Primeiro penso no triângulo citado e analiso a mim mesma: 

1. Quais as ideias que comprei para mim no âmbito familiar e na sociedade a  partir da influência que recebi dos grupos sociais que convivi e que convivo desde o momento do meu nascimento até hoje? 
2. Como eu lido com os meus recursos físico, mental e econômico? 
3. Quais são as minhas atitudes a partir das duas primeiras questões respondidas?

Hoje temos o privilégio de encarar todo esse contexto como uma porta para um caminho de mais qualidade, onde buscamos primeiro as nossas potencialidades e o nosso poder de escolha, ou escolhemos nos jogar num poço. 

Eu, pessoalmente, prefiro abrir uma porta e não tem sentido para mim entrar sozinha.

Pensando em tudo isso proponho:






Projeto Feira Virtual da Terra para a Terra 

Conscientes de que o nosso Planeta está passando por um processo de transformação, precisamos buscar nossas potencialidades que estão dentro de nós, das pessoas que interagem com a gente e do meio em que vivemos. Sabendo que esse meio é a Terra e da importância do isolamento físico para nos protegermos e protegermos nossos entes queridos, nos vem o questionamento: como ajudarmos uns aos outros, de forma a amenizar as consequências dessa fase que vai passar?
O mundo virtual nos aparece como alternativa para que as pessoas possam oferecer aquilo que têm de bom, seja uma experiência de aprendizagem dentro das nossas casas com a nossa família ou através das interações nos diferentes grupos nas redes sociais, experiências de superação, um negócio que deu certo ou que está iniciando e que precisa de força para que dê certo, ou oferecer seus produtos e serviços para que a economia possa circular de maneira justa, segura e sustentável.

Desse modo, esperamos captar pessoas para fazer parte dessa grande equipe que é Gaia.



Proposta 

Pensar num espaço virtual onde os ambientes nos levam a pensar em vários setores da nossa vida, evidenciando a importância da Educação Integral voltada aos princípios ligados a Matriz de Saberes, onde possamos realmente fortalecer  e desenvolver "cidadãos éticos, responsáveis e solidários que fortaleçam uma sociedade mais inclusiva, democrática, próspera e sustentável." (SME/SP)

Portal do Conhecimento: Lugar para receber gente grande e gente pequena convidadas a sentar, folhear uma revista ou um livro, indicar boas leituras, filosofar e compartilhar ideias que nos inspirem para um mundo melhor. 
http://www.projetoestacaoterra.com/recepcao

Sala Bem te vi: Uma sala para palestras, workshops, cursos entre outras ações que a imaginação abrir caminho. Cada uma das escolhas inseridas aqui tem como objetivo provocar um questionamento sobre o que nos influencia para que façamos as escolhas que normalmente fazemos. A começar sobre o que achamos que é normal. Além disso, é importante sabermos  quais experiências têm acontecido que nos dão esperanças de que o mundo já é melhor. 
http://www.projetoestacaoterra.com/sala-bem-te-vi

Sala da Onça Pintada: Sala onde o lúdico comanda, como por exemplo jogos e brincadeiras organizadas para diferentes faixas etárias e um bom bate papo entre jovens. 
O nome da sala foi inspirado num jogo colaborativo - O jogo da onça conhecido pelos Bororos como adugo e pelos Guaranis como jaguá ixive, é um jogo de estratégia conhecido em várias partes do mundo. 
http://www.projetoestacaoterra.com/sala-onca-pintada

Sala das Mandalas: A Arte nos abre caminho para diferentes descobertas relacionadas à beleza da diversidade cultural. Tire as suas asas do guarda-roupa e experimente voar. "O conhecimento liberta."
http://www.projetoestacaoterra.com/sala-mandala

Sala do Beija-flor e Sala das Borboletas: Lugares para uma paradinha e receber orientações de especialistas da área da Educação e da Saúde.
http://www.projetoestacaoterra.com/sala-do-beija-flor
http://www.projetoestacaoterra.com/sala-das-borboletas

Espaço Sol e Lua: Um espaço para compartilhar experiências e criar boas rodas de conversa.
http://www.projetoestacaoterra.com/espaco-sol-e-lua

Jardim das Fadas: A natureza nos inspira a brincar, dançar, explorar as diferentes sensações, pensar nas nossas potencialidades, interagir, criar...

Quintal dos Anjos: Espaço compartilhado para feiras, bate papos e outras ações que tenham a Arte como motivadora e a visão de um mundo melhor.

Sala da Inspiração: Um escritório para respirar, inspirar, criar, trocar informações e serviços, estudar, aprender...

Cantinho do Sabor: Um espaço para falarmos sobre alimentação de forma democrática, sem julgamentos. Somos livres e devemos ter consciência sobre nossas escolhas.

Sala Natalina: Espaço de troca de saberes e esperanças entre linhas e agulhas.

Águas Azuis: A água azul representa tanto a expansão do céu como as profundezas do mar. Simboliza espiritualidade, pensamento, infinito, vazio, eternidade e transparência. Essa cor reflete o desejo de ser puro, o desapego da vida mundana, pureza e paz.

Lugar das sincronicidades: O Tempo e o espaço merecem nossa atenção todos os dias.

Cada detalhe nos ensina algo. É só termos atenção!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pensar na construção de uma Educação Integral a partir da autoavaliação

Energia com um olhar na diversidade cultural - "Se não é divertido, não é sustentável"

Qual a Energia que me chama a atenção?