Minhas mãos, meu aprendizado sobre o mundo

O material abaixo foi retirado na íntegra do site da Revista Guia Infantil Uol. No final tem o link que possibilita ver outras ideias. Dá uma olhadinha!!!

Minhas mãos, meu aprendizado sobre o mundo



Por meio de diversas texturas e materiais, atividades com pintura estimulam a criatividade dos pequenos



Objetivos:
★ Instigar a criatividade;
★ Desenvolver a coordenação motora;
 Estimular os sentidos, principalmente o tátil; Experimentar diferentes texturas; Exprimir a sua visão de mundo.
Faixa etária: a partir de 1 anos.
 
Itaci Batista
De acordo com Ana Lúcia Lemes, especialista em Educação Infantil e Arte-Educação, as mãos dizem muito na aprendizagem durante a infância, pois é com elas que as crianças mostram atitudes, vontades, o que pensam e a maneira como veem o mundo. “Quando chegam à escola, as propostas que lhe são feitas são bem aceitas. Eles gostam de pintar, usar massinha de modelar, brincar com areia, terra, pedras e desenhar”, comenta ela.
“Quanto mais materiais diversificados, com texturas diferentes, mais as crianças poderão usar da criatividade para testar, experienciar e, enfim, colocar as mãos na massa”, ressalta. “A criança trabalha com as mãos, aprendendo e apreendendo o mundo; vê por meio delas, manipulando e modificando, destruindo e construindo, observando, mas, sobretudo, criando. Por meio das atividades lúdicas, a criança consegue se exprimir; entretanto, também se torna necessário lhe mostrar alternativas, perspectivas e concepções”, completa.
 

Pensando nisso, ela sugeriu diversas atividades que podem ser realizadas com a imensidade de materiais que se encontram a nossa volta. Veja:
 

Você sabia?Segundo Ana Lúcia, o Trabalho com as Artes Visuais na Educação Infantil é muito importante no que se refere ao respeito das peculiaridades e aos esquemas do conhecimento próprio a cada faixa etária e nível de desenvolvimento. Isso signif ica que o pensamento, a sensibilidade, a imaginação, a percepção, a intuição e a cognição devem ser trabalhadas de forma integrada, favorecendo o desenvolvimento das capacidades criativas das crianças.


Sugestões de atividades e materiais
 
 Atividade com areia O trabalho com areia sintética é um estímulo para as crianças no sentido de poder experienciar as texturas, trabalhar sensações, poder manipular um material prazeroso. Brincar com areia é uma atividade que é sempre bem-vinda. Esse é um trabalho que deve ser proposto sempre durante o ano e, se possível, toda semana deve ser oferecido areia, brinquedos em miniaturas e deixar as crianças à
 Pintura com as mãos (impressão) – Com papel sulfite e tinta, as crianças podem fazer vários tipos de animais e objetos.
 Impressão e colagem com folhas – Com papel sulfite e folhas de árvores de diversas formas, tamanhos e texturas diferentes, as crianças criam as mais belas imagens.vontade para fazer vários testes. Elas sempre aproveitam esses momentos e criam diversas coisas.

 Pintura com tinta e sal ou tinta e creme dental – Com papel sulfite ou cartolina, tintas e sal, as crianças trabalham com um material inusitado que gera uma arte diferenciada. A mistura da tinta com o sal dá um efeito de cristal e fica com uma textura grossa.
 Pintura com sagu, maisena ou farinha de trigo – Misture os ingredientes citados com tinta, dê papel aos alunos e veja o que a criatividade deles é capaz de produzir.

 Pintura escorrida – Ofereça tinta aos pequenos, papel e um conta-gotas. Por meio do conta-gotas, as crianças colherão as cores que desejam e farão no papel uma arte diferenciada e uma pintura escorrida.
 Pintura com bolinhas – A arte também se traduz no movimento, então, que tal oferecer às crianças tinta, papel e bolinhas de tênis ou de gude? O papel em uma caixa, com algumas pocinhas de tinta e o movimento das bolas sendo direcionadas pelos alunos gerarão diversas obras de arte.
 Pintura com papel laminado amassado – Amassar bem o papel laminado, abrir e fazer a pintura com guache, pincel, brochinha ou bucha de lavar louça.
 Desenho livre branco no preto – As crianças devem desenhar livremente no papel cartão usando o giz e o creme dental.
 Desenho no espaço – Desenhar no espaço com fitas, elástico, barbantes. O material será disponibilizado e as crianças irão organizar instalações prendendo e amarrando.
 Textura, forma e cor – Colagem de areia colorida em quadrados, triângulos e círculos.

Recursos artísticos que a gente não vê
Pintar com os dedos, com esponjas, com escova de dente, cotonetes, giz de lousa molhado no leite, desenhar na lixa, desenhar com hidrocor sobre papel camurça. As propostas são diversas, ficando a cargo do professor a organização dos materiais.

Dica esperta!A atividade “impressão e colagem de folhas” é uma boa opção é uma boa opção para trabalhar durante o outono, que tem como principal característica a queda das folhas das árvores.

Dica esperta!Antes de trabalhar o desenho no espaço, que tal uma excursão com os alunos ao Museu de Arte Moderna? A criatividade, ao desenhar no espaço, será ainda maior.

Fonte: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/129/minhas-maos-meu-aprendizado-sobre-o-mundo-por-meio-308880-1.asp

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Energia com um olhar na diversidade cultural - "Se não é divertido, não é sustentável"

Pensar na construção de uma Educação Integral a partir da autoavaliação

Qual a Energia que me chama a atenção?