PLANO DE ADEQUAÇÕES E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DO ALUNO COM NEE
ANÁLISE DA NECESSIDADE DE ADEQUAÇÕES ESPECÍFICAS
II – DEFINIÇÃO DAS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DO ALUNO: RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS (recursos existentes na escola / recursos a serem providenciados):
I – PERCEPÇÃO (Percepção Visual / Percepção Auditiva / Percepção Espacial Geral):
II – MOTRICIDADE:
III – DESENVOLVIMENTO VERBAL (Compreensão Verbal / Raciocínio Verbal/ Fluência Verbal):
IV – ÀREAS MENMÔNICAS (Memória Visual / Memória Verbal e Numérica):
V – DESENVOLVIMENTO SOCIO-EMOCIONAL:
VI – FASE DE CONSTRUÇÃO DO DESENHO
VII – ESTRATÉGIA DE LEITURA
Observações:
1- ANEXAR CÓPIA DO LAUDO / DIAGNÓSTICO DO ALUNO (exceto de alunos com deficiência visual encaminhados em 2009)
2 – O CEFAI disponibiliza de:
a) impressora Braille para transcrição de textos, atividades e avaliações que possam ser necessárias aos alunos com deficiência visual. Encaminhar sempre digitados no word e com uma semana de antecedência, podendo ser entregues pessoalmente, via expediente ou através do e-mail aaires@prefeitura.sp.gov.br;
b) existe no CEFAI para empréstimo: calculadora com números ampliados para baixa visão, colméia alfabética (com alfabeto em braile), numerito (com número em braile), bola com guizo, prancha de plano inclinado, lousa magnética, acervo de CD “Educação de Surdos” vol 1 ao 10, pilhas para AASI (aparelho amplificador sonoro individual), dicionário de libras digital, dicionário trilingue, relógio libras, calendário libras, jogo libras antônimos, jogo libras alfabeto, jogo libras frutas, jogo libras animais, jogo lotolibras, jogo alfalibras, cadernos de vocabulários em libras para colorir, livros em libras com os contos “Branca de neve e os sete anões”, “Os três porquinhos”, “Chapeuzinho vermelho”.
3 - Para empréstimo, realizar solicitação via memorando incluindo os dados do aluno que utilizará o recurso.
Bibliografia de Apoio
São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. “Referencial sobre Avaliação de Aprendizagem de alunos com Necessidades Educacionais Especiais” / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2007.
São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. “Referencial sobre Avaliação de Aprendizagem na Área da Deficiência Intelectual” / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2008.
São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. “Orientações Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem para Educação Infantil e Ensino Fundamental: Língua Portuguesa para pessoa surda” / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2008.
São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. “Projeto Toda Força ao 1° Ano: contemplando as especificidades dos alunos surdos” / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2007.
São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. “Orientações Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem para Educação Infantil e Ensino Fundamental: Libras” / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2008.
Vídeos:
09 – Inclusão Escolar: Princípios e Ações – Educação Especial
14 – Avaliação da Aprendizagem e as Necessidades Educacionais Especiais
21 - Práticas Inclusivas I: Deficiências Intelectual e Física
22 – Práticas Inclusivas I: Deficiências Visual e Auditiva
CEFAI
R. Daniel Bernado , 95
Tel 20330107
e-mail: smedresaomiguelcefai@prefeitura.sp.gov.br
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