PLANO DE ADEQUAÇÕES E ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DO ALUNO COM NEE

1-INSTITUIÇAO ESCOLAR

ANÁLISE DA NECESSIDADE DE ADEQUAÇÕES ESPECÍFICAS

I – CONHECIMENTO PRÉVIO SOBRE O ALUNO (histórico de nascimento/ rotina e convivência familiar / atividades de seu cotidiano / trajetória escolar / avaliações pedagógicas anteriores / atendimentos clínicos recebidos / hipótese diagnóstica ou diagnóstico médico):

II – DEFINIÇÃO DAS NECESSIDADES ESPECÍFICAS DO ALUNO: RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS (recursos existentes na escola / recursos a serem providenciados):

III – DEFINIÇÃO DO CRONOGRAMA DAS AÇÕES (informações complementares / aquisição dos recursos):

2- A AÇAO PEDAGÓGICA

ANÁLISE DO CONTEXTO DE APRENDIZAGEM

I – A SALA DE AULA (características físicas da sala de aula / organização espacial da sala de aula na escola/ organização do espaço interno da sala de aula / disposição das carteiras / existência de murais informativos / existência de espaços para exposição de materiais dos alunos / possibilidade de mobilidade interna na sala de aula) ANALISAR SE AS CONDIÇÕES EXISTENTES SÃO FAVORECEDORAS AO ALUNO E A NECESSIDADE DE MODIFICAÇÕES NA ORGANIZAÇÃO DA SALA DE AULA.

II – OS RECURSOS DE APRENDIZAGEM (materiais pedagógicos existentes/ orientações do professor especialista ao professor do aluno, necessidade de recursos específicos)

III – AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS (organização e sequenciação dos conteúdos curriculares / rotina de aula / agrupamentos / adequações a serem realizadas para atender ao aluno de acordo com as suas especificidades)

ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

I – PERCEPÇÃO (Percepção Visual / Percepção Auditiva / Percepção Espacial Geral):

II – MOTRICIDADE:

III – DESENVOLVIMENTO VERBAL (Compreensão Verbal / Raciocínio Verbal/ Fluência Verbal):

IV – ÀREAS MENMÔNICAS (Memória Visual / Memória Verbal e Numérica):

V – DESENVOLVIMENTO SOCIO-EMOCIONAL:

VI – FASE DE CONSTRUÇÃO DO DESENHO

VII – ESTRATÉGIA DE LEITURA

Observações:

1- ANEXAR CÓPIA DO LAUDO / DIAGNÓSTICO DO ALUNO (exceto de alunos com deficiência visual encaminhados em 2009)

2 – O CEFAI disponibiliza de:

a) impressora Braille para transcrição de textos, atividades e avaliações que possam ser necessárias aos alunos com deficiência visual. Encaminhar sempre digitados no word e com uma semana de antecedência, podendo ser entregues pessoalmente, via expediente ou através do e-mail aaires@prefeitura.sp.gov.br;

b) existe no CEFAI para empréstimo: calculadora com números ampliados para baixa visão, colméia alfabética (com alfabeto em braile), numerito (com número em braile), bola com guizo, prancha de plano inclinado, lousa magnética, acervo de CD “Educação de Surdos” vol 1 ao 10, pilhas para AASI (aparelho amplificador sonoro individual), dicionário de libras digital, dicionário trilingue, relógio libras, calendário libras, jogo libras antônimos, jogo libras alfabeto, jogo libras frutas, jogo libras animais, jogo lotolibras, jogo alfalibras, cadernos de vocabulários em libras para colorir, livros em libras com os contos “Branca de neve e os sete anões”, “Os três porquinhos”, “Chapeuzinho vermelho”.

3 - Para empréstimo, realizar solicitação via memorando incluindo os dados do aluno que utilizará o recurso.

Bibliografia de Apoio

São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. “Referencial sobre Avaliação de Aprendizagem de alunos com Necessidades Educacionais Especiais” / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2007.

São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. “Referencial sobre Avaliação de Aprendizagem na Área da Deficiência Intelectual” / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2008.

São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. “Orientações Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem para Educação Infantil e Ensino Fundamental: Língua Portuguesa para pessoa surda” / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2008.

São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. “Projeto Toda Força ao 1° Ano: contemplando as especificidades dos alunos surdos” / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2007.

São Paulo. Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. “Orientações Curriculares e Proposição de Expectativas de Aprendizagem para Educação Infantil e Ensino Fundamental: Libras” / Secretaria Municipal de Educação – São Paulo: SME / DOT, 2008.

Vídeos:

09 – Inclusão Escolar: Princípios e Ações – Educação Especial

14 – Avaliação da Aprendizagem e as Necessidades Educacionais Especiais

21 - Práticas Inclusivas I: Deficiências Intelectual e Física

22 – Práticas Inclusivas I: Deficiências Visual e Auditiva

CEFAI

R. Daniel Bernado , 95

Tel 20330107

e-mail: smedresaomiguelcefai@prefeitura.sp.gov.br

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