JORNADA PEDAGÓGICA

Nos dias 17 e 18 de março nossa escola se mobilizou para a Jornada Pedagógica.

No primeiro dia o encontro foi entre direção, coordenação e os professores do ciclo II e transcorreu com os seguintes assuntos:
1ª PARTE
Iniciamos com um trecho do desenho Kung Fu Panda (parte 13), o qual aborda a descrença do líder de um grupo de guerreiros em um dos membros do grupo. No filme o mestre coloca frases, as quais levaram o grupo a discutir seus pontos de vista sobre o que foi assistido. As frases são as seguintes:
"Não importa o que você faça essa semente se tornará um pessegueiro. Pode desejar uma maçã ou uma laranja, mas terá um pêssego (...)"
Na insistência da descrença do líder, quanto ao desempenho do Urso, o mestre ainda coloca que se pode conseguir um bom resultado "se estiver disposto a guiá-lo, a treiná-lo e acreditar" ACREDITAR

2ª PARTE
Foram analisados os dados dos resultados das avaliações diagnósticas efetuadas em fevereiro, as quais identificaram a proficiência de leitura e produção de texto, além disso, as capacidades de localizar, interpretar e refletir sobre textos das esferas literária, científica e jornalística. (As tabelas serão publicadas mais para frente, pois houve dificuldade para serem copiadas no blog)

Após análise, pensou-se na necessidade do levantamento de ações ligadas à leitura, produção e compreensão dos diferentes gêneros textuais.

Ações coletivas levantadas:
jornal;
Incentivo à lição de casa

- campanha de conscientização da importância dos estudos;

- reunião com os pais para reforçar essa importância, com possibilidade de palestra sobre o assunto;

incentivo à leitura, criando-se diferentes ambientes para isso;
maior divulgação dos horários de pesquisa na sala de leitura.

Ações em cada componente curricular:

Deverão constar nos planos de ensino.

3ª PARTE
Os professores preencheram um quadro, no qual registraram os conteúdos, procedimentos didáticos e expectativas que trabalharam durante o mês de fevereiro e o início de março.

4ª PARTE
Por fim, foram apresentados alguns aspectos que devem ser considerados nos planos de ensino, de acordo com cada disciplina:

Língua Portuguesa

Modalidade escrita

- Leitura

- Produção escrita

- Análise e reflexão sobre a língua e a linguagem:

• construção composicional dos gêneros;

• estruturação dos enunciados.

Modalidade oral

Escuta / Produção oral

Análise e reflexão sobre a língua e a linguagem:

• padrões de escrita;

• descrição gramatical;

• compreensão dos fenômenos de variação lingüística.


Arte

Eixo curricular: as linguagens artísticas

Linguagem visual;
Linguagem musical;
Linguagem teatral;
Todas as linguagens (metalinguagem, o meio ambiente, o preconceito racial, o preconceito religioso, as diferenças de gênero, a violência social, a identidade fragmentada, as reflexões culturais (relações saber/poder), a beleza dissonante e a preocupação com o outro);
Contextos culturais

Sugere-se como contextos culturais, na atualidade, na localidade e em outros tempos e lugares, as culturas: jovem/midiática; regional; afro-brasileira; indígena brasileira; oriental, ocidental; científica e erudita.


Educação Física


Temas abordados do 4º ano do ciclo I até 4º ano ciclo II

Brincadeiras;
Danças;
Lutas;
Ginásticas;
Esportes.

Do 1º ao 3º ano – ver orientações curriculares do ciclo I


História


O professor deve se preocupar com os principais conceitos, eixos temáticos e os temas propostos de acordo com os anos do ciclo.



Geografia


Eixos temáticos

Formação territorial sócio-espacial brasileiro: da natureza à sociedade;
O processo de urbanização no Brasil e no mundo; dinâmica populacional em diferentes espaços urbanos; o modo de vida nas cidades em várias escalas de análise; e a relação cidade e campo;
Organização e distribuição brasileira e mundial da população. Os movimentos migratórios atuais e a mobilidade espacial; e os movimentos socioculturais e étnicos, as novas identidades territoriais;
Estado-nação e a organização do território; blocos econômicos e políticos recursos naturais e a Geografia Política do mundo atual;
As questões ambientais, sociais e econômicas resultantes dos processos de apropriação dos recursos naturais em diferentes escalas; grandes quadros ambientais do mundo e sua conotação geopolítica;
Produção e organização do espaço geográfico e mudanças nas relações de trabalho; inovações técnicas e tecnológicas e as novas geografias. A dinâmica econômica mundial e as redes de comunicação e informações.

Matemática

Blocos temáticos:

Números;
Operações;
Espaço e forma;
Grandezas e medidas;
Tratamento da informação.


Ciências

Eixo temático

1.Vida e Ambiente;

2. Corpo Humano e Saúde;

3. Matéria e Energia;

4. Terra e Universo


No segundo dia os professores tiraram dúvidas quanto à construção do plano de ensino e partiram para essa prática.

Observando que o importante é a preocupação de se formular um documento vivo, que faça parte da prática do professor, onde conteúdo e procedimentos didáticos tenham uma interação na busca de se atingir as expectativas previstas, de acordo com as orientações curriculares. É importante pensar, ainda, quais os recursos que se deve utilizar e como fará da avaliação um instrumento que o subsidie na escolha das direções que se deve tomar.

Além disso, foram passadas algumas informações sobre os recursos de antecipação, necessários aos alunos com deficiência múltipla.






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