O que ocorreu no encontro do início do mês de fevereiro

Como foi combinado no encontro para análise, discussão e sistematização do Projeto Pedagógico e organização escolar nos dias 2, 3 e 4 de fevereiro, nós deveríamos utilizar o maior número possível de recursos para que as informações tivessem uma circulação eficaz entre as pessoas envolvidas com a educação das nossas crianças, adolescentes e dos adultos, no caso da suplência. Desse modo, verificamos a importância de se usar o blog como recurso para esse fim.
  1. Em primeiro lugar, iniciamos com a seguinte frase registrada em slide: “As palavras só têm sentido se nos ajudam a ver o mundo melhor. Aprendemos palavras para melhorar os olhos.” Rubem Alves;
  2. O diretor deu as boas vindas e fez as devidas apresentações;
  3. Depois, um trecho do filme Corrente do Bem (6min:42seg); http://www.youtube.com/watch?v=JlDbJhicNmAJlDbJhicNmA - A intenção desse trecho foi para se pensar sobre o desafio que o professor faz a uma turma de 7ª série, ao qual consistia em pensar em alguma ideia para se mudar o mundo e praticá-la. A partir do trecho houve a discussão sobre ideias simples que podem fazer grandes diferenças;
  4. Em seguida, as coordenadoras pediram para que os professores levantassem três prioridades para 2011, considerando o seguinte:
Programa Ler e Escrever;
Orientações Curriculares;
Lei nº 14 957, de 16/07/09, sobre a inclusão de medidas de conscientização, prevenção e combate ao “bullying” escolar no Projeto Pedagógico;
Programa Inclui;
O uso das TICs (Tecnologia da Informação e Comunicação);
Programa Minha Biblioteca.
Após as discussões, chegou-se em tais prioridades e proposta de algumas ações:

  • Aumentar o uso eficaz das TICs

1. Utilizar os espaços da JEIF (Jornada Especial Integral de Formação) para multiplicar informações relacionadas aos diferentes recursos tecnológicos;

2. Criar um blog para ampliar a circulação de informações na escola e viabilizar o acesso aos professores, seja informando sobre seu uso e estimulando a utilização desse meio;

3. Buscar situações que integrem as diferentes disciplinas com as TICs.

· Diminuir os índices de indisciplina, violência e conflitos

1. Desenvolver um trabalho que amplie os relacionamentos interpessoais, propondo atividades que aumentem a autoestima, o sentimento de partilha e exploração da afetividade, o exercício da ética, cidadania, respeito e responsabilidade;

2. Resgate de valores morais e humanos;

3. Atividades dirigidas no intervalo;

4. Ações ligadas à cultura de paz;

5. Criação de grupo de alunos que desenvolvam o protagonismo juvenil;

6. Maior envolvimento da equipe escolar no incentivo da participação dos alunos nos projetos já existentes na escola, como xadrez, ginástica rítmica, jogos com raquete, banda.

· Aumentar a competência leitora e escritora dos alunos

1. Avaliação diagnóstica, envolvendo proficiência em leitura e escrita e competência leitora nas esferas literária, jornalística e científica;

2. Criar situações de incentivo à leitura, como livros dispostos em todos os ambientes possíveis;

3. Campanhas junto à família e à equipe escolar quanto à circulação de materiais de leitura;

4. Identificar os problemas de aprendizagem para escolher as estratégias que melhor se adequem às necessidades dos alunos.

· Aumentar as competências básicas de matemática

1. Avaliação diagnóstica, envolvendo as competências básicas de matemática

2. Identificar os problemas de aprendizagem para escolher as estratégias que melhor se adequem às necessidades dos alunos.

· Atingir o IDEB

Deverá ser consequência das ações levantadas nos outros itens.

Observação: Entre as propostas levantadas na reunião, nota-se algumas possibilidades levantadas pela coordenação ou professores que conversaram posteriormente. Espera-se que haja interação nesse espaço para que possamos construir situações que favoreçam conquistar resultados positivos, no que se refere às prioridades colocadas pelo grupo.


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