Aprendizados num encontro para planejar a organização escolar cidade de São Paulo
O que me chamou a atenção numa reunião organizada pela Diretoria Regional do Ipiranga do dia 30/01/2019
Slides utilizados pelo
Diretor de DIPED, Marcelo
Foi citado o material de apoio no portal
da SME. Lá, além de estar um roteiro detalhado sobre o trabalho que será
desenvolvido, relacionado ao planejamento, há um vídeo explicativo sobre uma
nova maneira de se planejar: a Carta de Intenções.
Atrevo-me a dizer que seria uma forma de colocar no papel aquilo que queremos realizar com um olhar menos técnico e mais humano, um olhar de alguém que aprendeu, que está aprendendo ou, pelo menos deseja aprender a escutar mais, a olhar de forma empática a criança que está a nossa frente e realmente pensar sobre o que ela deseja e precisa para um desenvolvimento prazeroso e saudável.
Atrevo-me a dizer que seria uma forma de colocar no papel aquilo que queremos realizar com um olhar menos técnico e mais humano, um olhar de alguém que aprendeu, que está aprendendo ou, pelo menos deseja aprender a escutar mais, a olhar de forma empática a criança que está a nossa frente e realmente pensar sobre o que ela deseja e precisa para um desenvolvimento prazeroso e saudável.
Pontos que chamaram a atenção na palestra
com Maria da Graça Horn
A
palestrante utilizou um trecho Casa dos insetos, parte do documentário Sementes
do nosso quintal para nos colocar sobre os desafios que apresentamos para as
crianças a partir dos materiais apresentados.
Livros
citados:
1. Desemparedamento da infância – A escola como
lugar de encontro com a natureza (Pode ser encontrado para download na internet).
2. A paixão de conhecer o mundo – Madalena
Freire
“As
crianças precisam ser olhadas, precisam ser cutucadas, precisam do inusitado.”
“Precisamos
cultivar uma vida inteligente, rica em experiências investigativas.”
“Conhecimento
não são únicos, são plurais e não obedecem a uma hierarquia.”
Repertório
inicial: Dar visibilidade aos saberes, estar junto com as crianças, propiciar
espaços interativos, ampliar as experiências das crianças, dialogar, criar
espaços para criação de enredos qualificados, organizar materiais
diversificados. Planejar com elas.
Por fim, faço-me o seguinte questionamento
Como
estamos contribuindo para o desenvolvimento das crianças?
Qual a qualidade
das situações que oferecemos para contribuir com as relações sociais e práticas
socioculturais ofertadas no dia a dia das crianças na escola?
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