Aprendizados num encontro para planejar a organização escolar cidade de São Paulo

O que me chamou a atenção numa reunião organizada pela Diretoria Regional do Ipiranga do dia 30/01/2019









Slides utilizados pelo Diretor de DIPED, Marcelo
    
Foi citado o material de apoio no portal da SME. Lá, além de estar um roteiro detalhado sobre o trabalho que será desenvolvido, relacionado ao planejamento, há um vídeo explicativo sobre uma nova maneira de se planejar: a Carta de Intenções. 


Atrevo-me a dizer que seria uma forma de colocar no papel aquilo que queremos realizar com um olhar menos técnico e mais humano, um olhar de alguém que aprendeu, que está aprendendo ou, pelo menos deseja aprender a escutar mais, a olhar de forma empática a criança que está a nossa frente e realmente pensar sobre o que ela deseja e precisa para um desenvolvimento prazeroso e saudável.


Pontos que chamaram a atenção na palestra com Maria da Graça Horn

A palestrante utilizou um trecho Casa dos insetos, parte do documentário Sementes do nosso quintal para nos colocar sobre os desafios que apresentamos para as crianças a partir dos materiais apresentados.
Livros citados:
1.     Desemparedamento da infância – A escola como lugar de encontro com a natureza (Pode ser encontrado para download na internet).
2.    A paixão de conhecer o mundo – Madalena Freire

“As crianças precisam ser olhadas, precisam ser cutucadas, precisam do inusitado.”

“Precisamos cultivar uma vida inteligente, rica em experiências investigativas.”

“Conhecimento não são únicos, são plurais e não obedecem a uma hierarquia.”

Repertório inicial: Dar visibilidade aos saberes, estar junto com as crianças, propiciar espaços interativos, ampliar as experiências das crianças, dialogar, criar espaços para criação de enredos qualificados, organizar materiais diversificados. Planejar com elas.



Por fim, faço-me o seguinte questionamento
Como estamos contribuindo para o desenvolvimento das crianças?
Qual a qualidade das situações que oferecemos para contribuir com as relações sociais e práticas socioculturais ofertadas no dia a dia das crianças na escola?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Energia com um olhar na diversidade cultural - "Se não é divertido, não é sustentável"

Pensar na construção de uma Educação Integral a partir da autoavaliação

Qual a Energia que me chama a atenção?