Materiais que abrem espaço para discussões em sala de aula sobre as questões étnico-raciais

Com a  proximidade do dia 20 de novembro, no qual comemora-se a Consciência Negra, aparecem questionamentos  sobre trabalhar ou não essa data,  e se for trabalhar, como e o que abordar com as crianças. Pensando nisso, podemos relacionar diferentes materiais que podem dar respostas, entre tantos segue alguns exemplos:

1º "A Lei nº 10.693/03, estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas nos currículos escolares em toda a rede pública ou privada." O material que cita esta Lei foi elaborado pela Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo, em 2008, denominado Orientações Curriculares e expectativas de aprendizagem para a educação étnico-racial na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Ele nos coloca subsídios para planejar aulas voltadas ao tema.
Fonte: http://arqs.portaleducacao.prefeitura.sp.gov.br/exp/educacaoetnicoracial.pdf






2º A Cor da Cultura, "projeto educativo de valorização da cultura afro-brasileira, fruto de uma parceria entre o Canal Futura, a Petrobras, o Cidan - Centro de Informação e Documentação do Artista Negro, a TV Globo e a Seppir - Secretaria especial de políticas de promoção da igualdade racial. O projeto teve seu início em 2004 e, desde então, tem realizado produtos audiovisuais, ações culturais e coletivas que visam práticas positivas, valorizando a história deste segmento sob um ponto de vista afirmativo." Disponível no site http://www.acordacultura.org.br
Neste blog, do lado direito, há a disposição o Caderno 5, voltado às atividades ligadas às brincadeiras.








3º O material Educação Infantil e práticas promotoras de igualdade racial foi elaborado para subsidiar professores e professoras nas práticas pedagógicas voltadas à valorização de igualdade racial por coordenação geral de Hélio Silva Jr, Maria Aparecida Silva Bento, Silvia Pereira de Carvalho - São Paulo: Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades -  CEERT: Instituto Avisa Lá - Formação Continuada de Educadores, em 2012. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12579:educacao-infantil&Itemid=1152






 4º A Literatura Infantil pode nos proporcionar grande prazer com histórias ricas em significados. Segue alguns livros que podem nos proporcionais tais momentos.
     

       

             


     


4º O vídeo abaixo mostra uma  linda menina que é bonequeira, isto é, faz boneca de pano, a abayomi. Lição passada de geração em geração, valorizando a cultura e a história de suas origens.




https://www.youtube.com/watch?v=OMnvx8t-Q8k





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Energia com um olhar na diversidade cultural - "Se não é divertido, não é sustentável"

Pensar na construção de uma Educação Integral a partir da autoavaliação

Qual a Energia que me chama a atenção?