O aparelho de televisão como aliado na sala de aula de uma escola de Educação Infantil
Quando se
fala da utilização do aparelho de televisão e DVD em sala de aula surge sempre
a polêmica sobre o bom ou mau uso que se faz desses recursos com as turmas na
Educação Infantil. No entanto, o professor ou a professora que trabalha
em qualquer nível de ensino deve ter claro que a qualidade do trabalho
está no hábito de planejar suas atividades de modo a utilizar diferentes
estratégias para que não se caia na monotonia. Afinal, não devemos perder de
vista o que citam as Diretrizes Curriculares Nacionais, quando nos colocam o
seguinte:
Eixos do currículo:
As
práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil
devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira e garantir experiências que:
· Promovam
o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências
sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla,
expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
· Favoreçam a imersão das crianças
nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e
formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
· Possibilitem às crianças
experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e
escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
· Recriem, em contextos
significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e
orientações espaço temporais;
· Ampliem a confiança e a
participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
· Possibilitem situações de
aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de
cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;
· Possibilitem vivências éticas e
estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de
referência e de identidades no diálogo e conhecimento da diversidade;
· Incentivem a curiosidade, a
exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das
crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
· Promovam o relacionamento e a
interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes
plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;
· Promovam a interação, o cuidado,
a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida
na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais;
· Propiciem a interação e o
conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras;
· Possibilitem a utilização de
gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos
tecnológicos e midiáticos.( DCN, 2010, pp 25-27)
Ao
analisar o último item, no que se refere principalmente aos recursos
tecnológicos, entre os quais podemos imaginar a TV e o DVD, devemos pensar como
ele pode ser utilizado de modo a não se cometer exageros, pois como tudo aquilo
que fazemos uso na nossa vida, e proporcionamos na vida de outra pessoa deve
ser de maneira comedida para não se tornar prejudicial, como o alimento, a
sobremesa, a hora da conversa, a hora da brincadeira, a hora do repouso, a hora
do registro, a hora de ficar sentados ou a hora de olhar para a TV.
E como
deve ser esse olhar? Qual a nossa intenção para com a criança ao colocarmos um
desenho? Se ela tem o hábito de assistir em casa com frequência, qual a nossa
contribuição? Estamos proporcionando um momento de prazer para a maioria das
crianças? Se há dispersão da maioria, quando estão em frente do aparelho, este
momento está trazendo algum benefício para o desenvolvimento delas? A partir do
momento que se tem respostas para essas questões e a decisão é de passar um
desenho ou filme para os pequenos, devemos considerar que a decisão foi ética.
Desse
modo, quando pensamos no aparelho de televisão como aliado na sala de aula, não
nos limitamos apenas na exposição de desenhos, mas diferentes estratégias, como
recurso para o desenvolvimento de diferentes linguagens, como por exemplo:
1. Exposição de imagens para ilustrar as
aulas, seja de obras de arte, imagens relacionadas ao meio ambiente, vídeos
curtos para ilustrar alguma conversa;
2. Videoclipes de músicas para dançar, de
relaxamento com imagens relaxantes;
3. Slides das páginas de livros para que
seja uma maneira a mais de apresentá-los às crianças durante a leitura.
Brasil.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares
nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília
: MEC, SEB, 2010, pp 25-27.
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