O aparelho de televisão como aliado na sala de aula de uma escola de Educação Infantil


Quando se fala da utilização do aparelho de televisão e DVD em sala de aula surge sempre a polêmica sobre o bom ou mau uso que se faz desses recursos com as turmas na Educação Infantil. No entanto, o professor ou a professora  que trabalha em qualquer nível de ensino deve ter  claro que a qualidade do trabalho está no hábito de planejar suas atividades de modo a utilizar diferentes estratégias para que não se caia na monotonia. Afinal, não devemos perder de vista o que citam as Diretrizes Curriculares Nacionais, quando nos colocam o seguinte:

Eixos do currículo:
As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores as interações e a brincadeira e garantir experiências que:
·     Promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança;
·         Favoreçam a imersão das crianças nas diferentes linguagens e o progressivo domínio por elas de vários gêneros e formas de expressão: gestual, verbal, plástica, dramática e musical;
·         Possibilitem às crianças experiências de narrativas, de apreciação e interação com a linguagem oral e escrita, e convívio com diferentes suportes e gêneros textuais orais e escritos;
·         Recriem, em contextos significativos para as crianças, relações quantitativas, medidas, formas e orientações espaço temporais;
·         Ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas;
·         Possibilitem situações de aprendizagem mediadas para a elaboração da autonomia das crianças nas ações de cuidado pessoal, auto-organização, saúde e bem-estar;
·         Possibilitem vivências éticas e estéticas com outras crianças e grupos culturais, que alarguem seus padrões de referência e de identidades no diálogo e conhecimento da diversidade;
·         Incentivem a curiosidade, a exploração, o encantamento, o questionamento, a indagação e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social, ao tempo e à natureza;
·         Promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia e literatura;
·         Promovam a interação, o cuidado, a preservação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida na Terra, assim como o não desperdício dos recursos naturais;
·         Propiciem a interação e o conhecimento pelas crianças das manifestações e tradições culturais brasileiras;
·         Possibilitem a utilização de gravadores, projetores, computadores, máquinas fotográficas, e outros recursos tecnológicos e midiáticos.( DCN, 2010, pp 25-27)

Ao analisar o último item, no que se refere principalmente aos recursos tecnológicos, entre os quais podemos imaginar a TV e o DVD, devemos pensar como ele pode ser utilizado de modo a não se cometer exageros, pois como tudo aquilo que fazemos uso na nossa vida, e proporcionamos na vida de outra pessoa deve ser de maneira comedida para não se tornar prejudicial, como o alimento, a sobremesa, a hora da conversa, a hora da brincadeira, a hora do repouso, a hora do registro, a hora de ficar sentados ou a hora de olhar para a TV.
E como deve ser esse olhar? Qual a nossa intenção para com a criança ao colocarmos um desenho? Se ela tem o hábito de assistir em casa com frequência, qual a nossa contribuição? Estamos proporcionando um momento de prazer para a maioria das crianças? Se há dispersão da maioria, quando estão em frente do aparelho, este momento está trazendo algum benefício para o desenvolvimento delas? A partir do momento que se tem respostas para essas questões e a decisão é de passar um desenho ou filme para os pequenos, devemos considerar que a decisão foi ética.
Desse modo, quando pensamos no aparelho de televisão como aliado na sala de aula, não nos limitamos apenas na exposição de desenhos, mas diferentes estratégias, como recurso para o desenvolvimento de diferentes linguagens, como por exemplo:
1.     Exposição de imagens para ilustrar as aulas, seja de obras de arte, imagens relacionadas ao meio ambiente, vídeos curtos para ilustrar alguma conversa;
2.     Videoclipes de músicas para dançar, de relaxamento com imagens relaxantes;
3.     Slides das páginas de livros para que seja uma maneira a mais de apresentá-los às crianças durante a leitura.
                                              

 Referência:
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília : MEC, SEB, 2010, pp 25-27.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Energia com um olhar na diversidade cultural - "Se não é divertido, não é sustentável"

Pensar na construção de uma Educação Integral a partir da autoavaliação

Qual a Energia que me chama a atenção?