Pautas das horas coletivas de estudo do mês de outubro
Pauta para a semana de 30/09
a 03/10/13:
·
30/09 – Elaboração do plano de trabalho do
professor;
·
01/10 – Leitura e análise do Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil, A criança, a natureza e a
sociedade, páginas 169 a 173;
·
02/10 - Leitura e análise do Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil, Natureza e Sociedade - Objetivos
– Crianças de quatro a seis anos, p. 177 e Orientações didáticas, pp. 180 a
182;
·
03/10 - Leitura e análise do Referencial
Curricular Nacional para a Educação Infantil, Natureza e Sociedade – Os lugares
e suas paisagens, pp. 182 a 185.
Objetivos
·
Ler e analisar o material relacionado aos
conteúdos, objetivos e orientações didáticas dentro de Natureza e sociedade
para relacionar com o trabalho efetuado com as crianças.
Pauta para a semana de 07 a
10/10/13:
·
07/10 - Elaboração de rotina conforme as
expectativas elencadas nos diferentes campos de experiência;
·
08/10 e 09/10 – Organização e elaboração de
materiais para confecção de brinquedo com as crianças com material reciclável
e/ou recorte de jogo da memória;
·
10/10 – Avaliação relacionada às ações
coletivas ocorridas até o presente momento e sugestões para as próximas ações.
Objetivos
·
Elaborar a rotina de trabalho semanal,
prevendo boas ações e eventual necessidade de recursos;
·
Organizar e elaborar o material necessário
para a confecção com as crianças do brinquedos com garrafa pet e/ou jogo da memória;
·
Avaliar as ações coletivas que já
aconteceram, elencando os pontos positivos e negativos, bem como a sugestão
para as próximas ações.
Pauta para a semana de 16 e
17/10/13:
·
16/10 - Retomada da Carta da Terra –
releitura e escolha de itens a serem priorizados para a elaboração de um
projeto voltado ao tema do PEA;
·
17/10 – Continuação da leitura da Carta da
Terra – releitura e escolha de itens a serem priorizados para a elaboração de
um projeto voltado ao tema do PEA.
Objetivos
·
Retomar o conteúdo da Carta da Terra para se
refletir sobre a importância dos princípios nela contida e priorizar pelo menos
um deles para se criar ações voltadas ao bem comum e do nosso planeta.
Pauta para a semana de 21 e
24/10/13:
·
21/10 – Análise pelo grupo do cronograma elaborado
para o dia dos brinquedos infláveis;
·
22/10 – Pesquisa de materiais voltados às
questões relacionadas com a Educação Étnico-Racial;
·
23/10 – Priorização de materiais pesquisados
para exploração mais pormenorizada e início de leitura;
·
24/10 – Leitura de material pesquisado sobre questões
relacionadas com a Educação Étnico-Racial.
Objetivos
·
Analisar o cronograma elaborado para o dia
dos brinquedos para evitar possíveis imprevistos;
·
Pesquisar materiais e priorizar alguns deles
para se explorar atividades, principalmente brincadeiras, voltadas à Educação
Étnico-Racial.
Pauta para a semana de 29 a
31/10/2013:
·
29/10 - Análise dos objetivos elencados nas
Orientações Curriculares voltadas à Educação Étnico- Racial, página 89,
priorização de pelo menos três e organização de atividades que possam ser
trabalhadas com as crianças, não se esquecendo
de brincadeiras;
·
30/10 – Leitura e análise do capítulo 3.2
Articulando as diversas linguagens, páginas 90 e 91;
·
31/10 - Leitura e análise do capítulo 3.3
Possibilidades de trabalho pedagógico, página 92 a 94.
Objetivos:
·
Analisar os objetivos elencados nas
Orientações Curriculares voltadas à Educação Étnico- Racial, priorizando alguns
deles e organizando atividades que possam ser trabalhadas com as crianças, não
se esquecendo de brincadeiras;
·
30/10 – Ler e analisar como se articula as
diversas linguagens nas Orientações e possibilidades de trabalho pedagógico.
Comentários
Postar um comentário