Pautas das horas coletivas de estudo do mês de outubro

Pauta para a semana de 30/09 a 03/10/13:
·         30/09 – Elaboração do plano de trabalho do professor;
·         01/10 – Leitura e análise do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, A criança, a natureza e a sociedade, páginas 169 a 173;
·         02/10 - Leitura e análise do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Natureza e Sociedade - Objetivos – Crianças de quatro a seis anos, p. 177 e Orientações didáticas, pp. 180 a 182;
·         03/10 - Leitura e análise do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Natureza e Sociedade – Os lugares e suas paisagens, pp. 182 a 185.
Objetivos

·         Ler e analisar o material relacionado aos conteúdos, objetivos e orientações didáticas dentro de Natureza e sociedade para relacionar com o trabalho efetuado com as crianças.


Pauta para a semana de 07 a 10/10/13:
·         07/10 - Elaboração de rotina conforme as expectativas elencadas nos diferentes campos de experiência;
·         08/10 e 09/10 – Organização e elaboração de materiais para confecção de brinquedo com as crianças com material reciclável e/ou recorte de jogo da memória;
·         10/10 – Avaliação relacionada às ações coletivas ocorridas até o presente momento e sugestões para as próximas ações.
Objetivos
·         Elaborar a rotina de trabalho semanal, prevendo boas ações e eventual necessidade de recursos;
·         Organizar e elaborar o material necessário para a confecção com as crianças do brinquedos com garrafa pet e/ou jogo da memória;
·         Avaliar as ações coletivas que já aconteceram, elencando os pontos positivos e negativos, bem como a sugestão para as próximas ações.

Pauta para a semana de 16 e 17/10/13:
·         16/10 - Retomada da Carta da Terra – releitura e escolha de itens a serem priorizados para a elaboração de um projeto voltado ao tema do PEA;
·         17/10 – Continuação da leitura da Carta da Terra – releitura e escolha de itens a serem priorizados para a elaboração de um projeto voltado ao tema do PEA.
Objetivos
·         Retomar o conteúdo da Carta da Terra para se refletir sobre a importância dos princípios nela contida e priorizar pelo menos um deles para se criar ações voltadas ao bem comum e do nosso planeta.

Pauta para a semana de 21 e 24/10/13:
·         21/10 – Análise pelo grupo do cronograma elaborado para o dia dos brinquedos infláveis;
·         22/10 – Pesquisa de materiais voltados às questões relacionadas com a Educação Étnico-Racial;
·         23/10 – Priorização de materiais pesquisados para exploração mais pormenorizada e início de leitura;
·         24/10 – Leitura de material pesquisado sobre questões relacionadas com a Educação Étnico-Racial.
Objetivos
·         Analisar o cronograma elaborado para o dia dos brinquedos para evitar possíveis imprevistos;
·         Pesquisar materiais e priorizar alguns deles para se explorar atividades, principalmente brincadeiras, voltadas à Educação Étnico-Racial.

Pauta para a semana de 29 a 31/10/2013:
·         29/10 - Análise dos objetivos elencados nas Orientações Curriculares voltadas à Educação Étnico- Racial, página 89, priorização de pelo menos três e organização de atividades que possam ser trabalhadas com as crianças, não se esquecendo  de brincadeiras;
·         30/10 – Leitura e análise do capítulo 3.2 Articulando as diversas linguagens, páginas 90 e 91;
·         31/10 - Leitura e análise do capítulo 3.3 Possibilidades de trabalho pedagógico, página 92 a 94.
Objetivos:
·         Analisar os objetivos elencados nas Orientações Curriculares voltadas à Educação Étnico- Racial, priorizando alguns deles e organizando atividades que possam ser trabalhadas com as crianças, não se esquecendo  de brincadeiras;
·         30/10 – Ler e analisar como se articula as diversas linguagens nas Orientações e possibilidades de trabalho pedagógico.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Energia com um olhar na diversidade cultural - "Se não é divertido, não é sustentável"

Pensar na construção de uma Educação Integral a partir da autoavaliação

Qual a Energia que me chama a atenção?