Pautas das horas de estudo coletivas na Escola de Educação Infantil referentes ao mês de setembro


Pauta para a semana de 02 a 05/09/13:

·         02/09 – Informações sobre os materiais dispostos no blog da escola, o qual tem as ações ocorridas nesse espaço e no blog da coordenação, no qual tem subsídios para as aulas, além das pautas das JEIFs;

·         03/09 – análise de um modelo de sequência didática, com enfoque no campo da matemática e expectativas privilegiadas nesse campo de experiência;

·         04/09 – Análise das orientações curriculares, no que se refere às experiências com a expressividade das linguagens artísticas;

·         05/09 – continuação da análise das orientações curriculares, no que se refere às experiências com a expressividade das linguagens artísticas.

Objetivos:

·         Informar constantemente sobre o que alimenta o blog, criando uma prática de pesquisa no que se refere aos subsídios que podem facilitar o planejamento das ações com as crianças;

·         Analisar um modelo de sequência didática, com enfoque no campo da matemática e expectativas privilegiadas nesse campo de experiência, no intuito de se focar no que queremos que a criança aprenda para  em seguida pensar no conteúdo que permitirá essa aprendizagem e ações que concretizará o trabalho.

 Pauta para a semana de 09 a 12/09/13:

·         09/09 – Informações sobre a busca da coordenação de parcerias para auxiliar no desenvolvimento das crianças, no que se refere à assistência social, saúde e esportes;

·         10/09 - Análise das orientações curriculares, no que se refere às experiências com a expressividade das linguagens artísticas (para o grupo I e III início e para o grupo II continuação);

·         11/09 - Análise das orientações curriculares, no que se refere às experiências com a expressividade das linguagens artísticas (para o grupo I e III continuação);

o    Grupo II - Leitura do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, O fazer artístico, pp 97 a 100;

·         12/09 - Leitura do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, O fazer artístico, pp 97 a 100 (grupo I e III);

o    Grupo II - Leitura do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, O fazer artístico, pp 100 a 102.

Objetivos:

·         Ler, analisar, discutir,  se apropriar e refletir sobre sua prática nos diferentes espaços do ambiente escolar.

 Pauta para a semana de 16 a 19/09/13:

·         16/09 – Elaboração de rotina conforme as expectativas elencadas nos diferentes campos de experiência;

·         17/09 - Leitura e análise do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Apreciação em Artes visuais, pp 100 a 102;

·         18/09 - Leitura e análise do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Apreciação em Artes Visuais, pp 103 a 105;

·         19/09 – Leitura e análise do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Apreciação em Artes Visuais, pp 107 a 109, sendo direcionada para os seguintes tópicos de maneira resumida: o que deve garantir a ação educativa voltada à aprendizagem das artes, organização do tempo, atividades permanentes, sequência didática.

Objetivos:

·         Elaborar um rotina semanal conforme as expectativas elencadas nos diferentes campos de experiência;

·         Ler, analisar, discutir,  se apropriar e refletir sobre sua prática nos diferentes espaços do ambiente escolar, no que se refere ao trabalho com as experiências voltadas à linguagem artística.

 Pauta para a semana de 23 a 26/09/13:

·         23/09 – Mostrar para as professoras o material produzido e publicado sobre a Carta da Terra para as crianças, apresentar ou reapresentar a proposta para se trabalhar os princípios da Carta da Terra, como parâmetro, junto às orientações curriculares para se elaborar o plano do professor para esse período até o final do ano, passar algumas propostas de atividades a serem desenvolvidas e coletar mais ideias, entre elas a confecção com as crianças da árvore da esperança de um mundo melhor, feita com as suas mãozinhas e imagens de pessoas recortadas de revista;

·         24/09 – Pesquisa sobre jogos e brincadeiras ligadas às experiências voltadas às linguagens artísticas;

·         25/09 – Continuação da pesquisa sobre jogos e brincadeiras ligadas às experiências voltadas às linguagens artísticas;

·         26/09 - Planejamento de ação (sequência didática ou projeto), envolvendo jogos ou brincadeiras ligados às experiências de exploração da linguagem artística, tendo como tema algum princípio da Carta da Terra.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Energia com um olhar na diversidade cultural - "Se não é divertido, não é sustentável"

Pensar na construção de uma Educação Integral a partir da autoavaliação

Qual a Energia que me chama a atenção?