Planejamento de pautas para horas de estudo coletivas na Escola de Educação Infantil

Uma das preocupações do Coordenador Pedagógico é o planejamento das horas de estudo coletivas. A partir do planejamento do Projeto Especial de Ação, o qual foi definido para a EMEI em discussões iniciadas no final do ano de 2012 e reiteradas no início desse ano, priorizou-se o tema Jogos e brincadeiras nos diferentes campos de experiência. No período de fevereiro foram elaboradas as prioridades dentro desse tema e elencou-se uma bibliografia para os momentos de estudo.
Com base nisso, as pautas são elaboradas semanalmente, sendo que foram priorizadas 6 horas semanais para o desenvolvimento do tema citado e 2 horas semanais para o desenvolvimento de assuntos mais gerais, pertinentes ao dia a dia da escola.  As pautas elaboras até o momento são as seguintes

Pauta para a semana de 18 a 21/03/13:
·         Planejamento em conjunto com a professora que divide a turma para os meses de março, abril e maio;
·         Leitura e comentários do artigo Uma pedagogia do brincar, de Tânia Ramos Fortuna;
·         Vídeo de Tizuko Morchida sobre a importância do brincar http://www.youtube.com/watch?v=HpiqpDvJ7-8 ;
·         Leitura e comentários de um apanhado do texto Jogo, brinquedo e brincadeira de Tizuko Morchida.
Objetivos:
·         Planejar em conjunto com a professora para dividir tarefas e somar esforços para se atingir objetivos comuns;
·         Ler e discutir sobre a importância do brincar e saber diferenciar jogos de brincadeiras e o que está vinculado, mesmo que inconscientemente, nas nossas escolhas.

Pauta para a semana de 25 a 28/03/13:
·         25/03 –Organização de atividade coletiva, diferenciada e atividade de sala de aula relacionada à Páscoa;
·         26/03 - Continuação da leitura do texto Jogo, brinquedo e brincadeira, de Tizuko Morchida Kishimoto, subtítulos – Tipos de brinquedos e brincadeiras, Brinquedo educativo (jogo educativo) e Brincadeiras tradicionais infantis (pp 13-15)
·         27/03 - Leitura e reflexão sobre o artigo de Rubem Alves, Tudo o que é pesado flutua no ar e análise das atividades que são efetuadas em sala de aula tendo a brincadeira como condutora das diferentes situações;
·         28/03 - Leitura do  artigo de Lino de Macedo, Os jogos e sua importância na escola, retirado do Caderno de Pesquisa nº 93 de maio de 1995. São Paulo; Fundação Carlos Chagas, 1995, p 5-11. 

Objetivos
·         Utilizar o espaço no qual há um grupo maior de professoras para de organizar para as atividades coletivas, diferenciada e atividade de sala de aula relacionada à Páscoa;
·         Analisar as características da brincadeira e do brinquedo;
·         Refletir e discutir sobre o artigo filosófico para compreensão do brincar e analisar as atividades que são efetuadas em sala de aula tendo a brincadeira como condutora das diferentes situações
·         Analisar sobre os tipos de jogos e sua importância na escola através da leitura e discussão.
 
 Pauta para a semana de 01 a 04/04/13:
·         01/04 – Elaboração de rotina pensando nos diferentes campos de experiência;
·         02/04 –Considerações das professoras em relação à leitura sobre os tipos de jogos, de Lino de Macedo e a brincadeira comentada por Bruner, contextualizando com a sala de aula;
·         03/04 - De acordo com as leituras efetuadas sobre jogos de exercícios, jogos simbólicos e jogos de regras, pesquisa sobre esses tipos jogos;
·         04/04 – Pesquisa sobre como o jogo e as brincadeiras aparecem no contexto do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
Objetivos
·         Elaborar a rotina em conjunto com suas colegas, observando as particularidades de sua turma e expectativas que são prioridade;
·         Analisar, através da leitura, os tipos de jogos e sua importância na escola;
·         Contextualizar a teoria lida com a prática de sala de aula;
·         Pesquisar sobre como o jogo e as brincadeiras aparecem no contexto do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
 Pauta para a semana de 13 a 16/05/2013:
·         13/05 – Elaborar a rotina semanal discriminando quais leituras serão feitas no decorrer da semana, quais brincadeiras serão aplicadas e quais seus objetivos, quais materiais serão necessários durante esse período;
·         14/05 –  Ler o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Crianças de 4 a 6 anos – falar e escutar e as orientações didáticas e analisar como se dá a prática da fala e da escuta de acordo com este documento em paralelo com a sala de aula;
·         15/05 –  Ler o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Crianças de 4 a 6 anos – práticas de leitura e as orientações didáticas e analisar como se dá as práticas de leitura, de acordo com este documento em paralelo com a sala de aula;
·         16/05 –  Ler o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Crianças de 4 a 6 anos – falar e escrita e as orientações didáticas e analisar como se dá as práticas de escrita, de acordo com este documento em paralelo com a sala de aula.
Objetivos
·         Ler e analisar o Referencial no que se refere às práticas de falar e escutar, de leitura e de escrita, fazendo-se um paralelo do documento com as práticas ocorridas com as crianças.

Pauta para a semana de 20 a 23/05/2013
·         20/05  – Explorar o site que está sendo construído;
·         21/05 –  Ler o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Crianças de 4 a 6 anos – falar e escrita e as orientações didáticas e analisar como se dá as práticas de escrita, de acordo com este documento em paralelo com a sala de aula;
·         22/05 - Ler o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Crianças de 4 a 6 anos – ambiente alfabetizador e fazer um paralelo com a sala de aula;
·         23/05 - 22/05 - Ler o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Crianças de 4 a 6 anos – Práticas de escrita e fazer um paralelo com a sala de aula;

Pauta para a semana de 27 a 29/05/2013
 ·         27/05  – Replanejamento da homenagem para as mães;
·         28/05 – vídeo sobre a linguagem escrita construído com base no Referencial http://www.youtube.com/watch?v=8ohJv5uXvmc;
·         29/05 – exploração de jogos e brincadeiras ligados à linguagem verbal – Trilhas
Objetivos
·         Retomar o assunto sobre a importância do espaço para se criar um vínculo maior entre família e escola;
·         Assistir ao vídeo para reforçar o que já se sabe sobre a importância da construção da escrita de acordo com o desenvolvimento da criança e seu contexto social;
·         Pesquisar recursos que possam auxiliar nas ações com as crianças, no que se refere aos jogos e brincadeiras no campo da linguagem verbal.
 
Pauta para a semana de 03 a 06/06/2013
·         03/06 – Elaboração da rotina semanal pensando nos diferentes campos de experiência;
·         04/06 - vídeo sobre a linguagem escrita construído com base no Referencial;
·         05/06 – Confecção de jogos relacionados à construção da escrita;
·         06/06 – Continuação da atividade iniciada no dia anterior.
Objetivos
·         Elaborar a sequência de atividades que deverão ser realizadas durante a semana, prevendo as ações e os materiais necessários de acordo com a expectativas que se elencou para atingir com as crianças;
·         Assistir ao vídeo para reforçar o que já se sabe sobre a importância da construção da escrita de acordo com o desenvolvimento da criança e seu contexto social;
·         Confeccionar um conjunto de jogos que possam servir de recurso às professoras para ensinar de maneira prazerosa.
 Pauta para a semana de 10 a 13/06/13:
·         10/06 – Informações relacionadas à elaboração do calendário de reposição dos dias de paralisação e relacionar com o grupo as prioridades para subsidiar o plano de aplicação de recursos ;
·         11/06 – leitura de ideias relacionadas às sequências didáticas voltadas ao desenvolvimento de atividades com parlendas;
·         12 e 13/06 – elaboração de planos de aula relacionados aos jogos e brincadeiras, inseridos no desenvolvimento das atividades para se atingir os objetivos propostos com as crianças de acordo com as orientações curriculares.
Objetivos
·         Informar o grupo sobre os critérios para escolha de datas para a reposição e relacionar com o grupo as prioridades para compra e aplicação de verba da escola;
·         Ler e se apropriar de ideais relacionadas à elaboração de sequência didática, voltada à brincadeira com a linguagem verbal;
·         Elaborar uma sequência didática voltada à brincadeira com a linguagem verbal.
 
Pauta para a semana de 17 a 20/06/13:
·         17/06 – Organização de materiais e decoração para Festa Junina;
·         18/06 – Leitura de sequência didática sobre alimentos, enfocando os campos de experiência relacionados ao cuidado de si e à linguagem verbal;
·         19/06 – Elaborar uma sequência didática observando o tempo de duração, o objetivo, o desenvolvimento, e como será a avaliação;
·         20/06 – Discussão sobre a elaboração efetuada no dia anterior, bem como levantamento de material e possíveis soluções para alguma dificuldade que aparecer no percurso.
Objetivos
·         Organizar os materiais  e decoração para a festa que ocorrerá no dia 22/06;
·         Ler bons modelos de sequência didática para servir de parâmetro para as diferentes construções;
·         Elaborar um bom modelo para ser aplicado com as turmas;
·         Discutir sobre os diferentes olhares em relação à sequência didática construída, levantar as prioridade para que realmente o que for planejado ocorra com as crianças.
Pauta para a semana de 24 a 27/06/13:
·         24/06 – Avaliação sobre a festa junina de sábado;
·         25/06 – Leitura e discussão sobre o artigo científico A importância de desenvolver a psicomotricidade na infância;
·         26/06 – Análise de atividades realizadas com as turmas referentes às habilidades discriminadas no artigo científico A importância de desenvolver a psicomotricidade na infância;
·         27/06 – Leitura e discussão sobre Observação, registro e avaliação formativa, com base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

Objetivos:
·         Avaliar os pontos positivos e negativos da Festa Junina para que se possa aperfeiçoar as ações coletivas;
·         Ler e discutir para se informar ou reforçar os conhecimentos ligados à psicomotricidade e sua importância no desenvolvimento da criança;
·         Analisar as atividades realizadas com as turmas com enfoque no desenvolvimento do campo de experiência lidado à linguagem corporal;
·         Ler, discutir e analisar sobre as formas como se tem observado, avaliado e registrado o desenvolvimento das  crianças.

 Pauta para a semana de 01º a 04/07/13:
·         Todos os dias dessa semana serão reservados para registro e avaliação do desenvolvimento das crianças e levantamento de possíveis soluções para as dificuldades que surgirem.

Objetivos
·         Discutir sobre o desenvolvimento das crianças, identificando as facilidades e dificuldades, além de possíveis soluções para aquilo que vier a dificultar o bom desempenho das crianças.

 Pauta para a semana de 22 a 25/07/13:
·         22/07 – Orientação e levantamento de propostas com o grupo de professoras sobre as atividades coletivas que já estão planejadas e outras que poderão ser desenvolvidas no 2º semestre e informação sobre cursos publicados em DO;
·         23/07 – Pesquisa sobre jogos e brincadeiras que podem ser utilizadas para o desenvolvimento da linguagem corporal (não esquecer de citar a fonte de onde retirou a pesquisa);
·         24/07 – Elaboração de planos de aula ou sequência didática relacionada à pesquisa efetuada (não esquecer de citar a fonte de onde retirou o material utilizado no plano);
·         25/07 – Continuação da elaboração iniciada no dia 24.

Objetivos
·         Orientar e fazer levantamento de propostas das atividades coletivas para aproveitarmos melhor o tempo;
·         Pesquisar, conhecer e ampliar o repertório sobre diferentes brincadeiras ligadas à linguagem corporal;
·         Organizar o material pesquisados e elaborar planos aplicáveis em sala de aula.

Pauta para a semana de 29/07 a 1º/08/13:
·         29/07 - Ideias sobre possíveis ações relacionadas ao folclore;
·         30/07 - Leitura sobre o primeiro capítulo do livro Brincadeiras infantis nas aulas de matemática (Uma primeira conversa: uma proposta de matemática para a Educação Infantil, páginas 9 a 12);
·         31/07 - Leitura sobre o 2º capítulo do livro Brincadeiras infantis nas aulas de matemática (Por que brincar e as brincadeiras, páginas 13 a 17);
·         01/08 - Continuação da leitura do 2º capítulo, subtítulos Como propor as brincadeiras, Uma conversa sobre a brincadeira, Um desenho da brincadeira, Um texto sobre brincadeira, Participar é importante, páginas 17 a 20)

Objetivos
·         Listar possíveis ações para se realizar no mês de agosto sobre o folclore;
·         Ler, discutir sobre as questões relacionadas com a brincadeira nas aulas de Matemática.

Pauta para a semana de 05 a 08/08/13:
·         05/08 – Elaboração de rotina preocupando-se em enfatizar brincadeiras folclóricas para se realizar com as crianças nos diferentes espaços;
·         06/08 – Entrevista - Ensinar a Raciocinar (Constance Kamii). 13 de janeiro de 2013 às 23:16 Ensinar a raciocinar, de Constance Kamii;
·         Ano IX - Nº 29 - Matemática na educação infantil - Outubro/Dezembro 2011Relato de experiência retirado do livro A Matemática na Educação Infantil, de Kátia Cristina Stocco Smole (em powerpoint);
·         08?08 – Relato de experiência das professoras da escola.
Objetivos
·         Elaborar ações para se realizar com as crianças nos diferentes espaços, prevendo intervenções e recursos;
·         Refletir sobre as questões ligadas ao ensino de matemática na Educação Infantil;
·         Conhecer, lembrar ou, ainda, multiplicar boas ideias relacionadas às brincadeiras na área da Matemática.
 Pauta para a semana de 05 a 08/08/13:
·         05/08 – Elaboração de rotina preocupando-se em enfatizar brincadeiras folclóricas para se realizar com as crianças nos diferentes espaços;
·         06/08 – Entrevista - Ensinar a Raciocinar (Constance Kamii), revista Pátio;
·         Ano IX - Nº 29 - Matemática na educação infantil - Outubro/Dezembro 2011Relato de experiência retirado do livro A Matemática na Educação Infantil, de Kátia Cristina Stocco Smole (em powerpoint);
·         08/08 – vídeo sobre a matemática na Ed Infantil.
Objetivos
·         Elaborar ações para se realizar com as crianças nos diferentes espaços, prevendo intervenções e recursos;
·         Refletir sobre as questões ligadas ao ensino de matemática na Educação Infantil;
Pauta para a semana de 12 a 15/08/13:
·         12/08 – Elaboração da rotina pensando em brincadeiras dirigidas com as crianças e diferentes formas de registro com elas. Por exemplo: desenho efetuado pela criança sobre a brincadeira, problematizações conversadas com as crianças e registradas coletivamente etc;
·         13/08 – Questionamento sobre as brincadeiras mais comuns praticadas com as crianças e estratégias utilizadas pelas professoras;
·         14/08 – Exposição de material em powerpoint sobre brincadeiras infantis nas aulas de matemática;
·         15/08 – Continuação da exposição de material em powerpoint sobre brincadeiras infantis nas aulas de matemática.
Objetivos
·         Elaborar ações para se realizar com as crianças nos diferentes espaços, prevendo intervenções e recursos, focando brincadeiras dirigidas;
·         Fazer um levantamento das estratégias das professoras nos momentos em que ocorrem as brincadeiras com as crianças;
·         Apropriar-se do material sobre brincadeiras nas aulas de matemática, refletindo sobre bons exemplos para se levar para os diferentes espaços com as crianças.
Pauta para a semana de 19 a 22/08/13:
·         19/08 – (apenas ara o grupo II, o I e III não terá Jeif devido às faltas das professoras que compõem esses grupos) – informações sobre o assunto tratado no seminário Fios e desafios das relações de gênero e sexualidade;
·         20/08 – leitura da minuta elaborada pela SME sobre mudanças que se referem à Educação Infantil;
·         21/08 – leitura de maneira interativa, isto é, conhecer os trechos retirados do documento original Indicadores da Qualidade na Educação Infantil / Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica – Brasília: MEC/SEB, 2009 e analisar os pontos colocados no que se refere à nossa escola;
·         22/08 – continuação da  leitura de maneira interativa, isto é, conhecer os trechos retirados do documento original Indicadores da Qualidade na Educação Infantil / Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica – Brasília: MEC/SEB, 2009 e analisar os pontos colocados no que se refere à nossa escola.
Objetivos:
·         Conhecer sobre os temas propostos, analisar os pontos colocados e avaliar a prática dentro dos contextos discutidos.
Pauta para a semana de 19 a 22/08/13:
·         19/08 – (apenas ara o grupo II, o I e III não terá Jeif devido às faltas das professoras que compõem esses grupos) – informações sobre o assunto tratado no seminário Fios e desafios das relações de gênero e sexualidade;
·         20/08 – leitura da minuta elaborada pela SME sobre mudanças que se referem à Educação Infantil;
·         21/08 – leitura de maneira interativa, isto é, conhecer os trechos retirados do documento original Indicadores da Qualidade na Educação Infantil / Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica – Brasília: MEC/SEB, 2009 e analisar os pontos colocados no que se refere à nossa escola;
·         22/08 – continuação da  leitura de maneira interativa, isto é, conhecer os trechos retirados do documento original Indicadores da Qualidade na Educação Infantil / Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica – Brasília: MEC/SEB, 2009 e analisar os pontos colocados no que se refere à nossa escola.
Objetivos:
·         Conhecer sobre os temas propostos, analisar os pontos colocados e avaliar a prática dentro dos contextos discutidos.
 
Pauta para a semana de 26 a 29/08/13:
·         26/08 – Continuação da leitura e análise dos trechos retirados do documento Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (no caso do grupo II e III, e iniciar conversa com o grupo I);
·         27/08 -  Pensar e discutir sobre a prática (retomada da planilha sobre as brincadeiras efetuadas com as crianças, com foco nas expectativas ligadas à Matemática;
·         28/08 – Exposição de jogos da escola relacionados com a Matemática;
·         29/08 – elaboração de sequência didática ou projeto ligado aos jogos e brincadeiras no campo da Matemática.
Objetivos
·         Retomar a análise dos pontos colocados nos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil;
·         Refletir sobre a prática, com foco nos jogos e brincadeiras no campo da matemática;
·         Conhecer, lembrar e relatar sobre boas práticas ligadas aos jogos e brincadeiras no campo da matemática;
·         Planejar boas práticas, pensando nas ações, nas expectativas que devem ser priorizadas, nos espaços, recursos e boas estratégias.
 
 



 
 

 

 
 


 
 
 
 

 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Energia com um olhar na diversidade cultural - "Se não é divertido, não é sustentável"

Pensar na construção de uma Educação Integral a partir da autoavaliação

Qual a Energia que me chama a atenção?