Planejamento de pautas para horas de estudo coletivas na Escola de Educação Infantil
Uma das preocupações do Coordenador Pedagógico é o planejamento das horas de estudo coletivas. A partir do planejamento do Projeto Especial de Ação, o qual foi definido para a EMEI em discussões iniciadas no final do ano de 2012 e reiteradas no início desse ano, priorizou-se o tema Jogos e brincadeiras nos diferentes campos de experiência. No período de fevereiro foram elaboradas as prioridades dentro desse tema e elencou-se uma bibliografia para os momentos de estudo.
Com base nisso, as pautas são elaboradas semanalmente, sendo que foram priorizadas 6 horas semanais para o desenvolvimento do tema citado e 2 horas semanais para o desenvolvimento de assuntos mais gerais, pertinentes ao dia a dia da escola. As pautas elaboras até o momento são as seguintes
Pauta
para a semana de 18 a 21/03/13:
·
Planejamento em conjunto com a professora que
divide a turma para os meses de março, abril e maio;
·
Leitura e comentários do artigo Uma pedagogia
do brincar, de Tânia Ramos Fortuna;
·
Vídeo de Tizuko Morchida sobre a importância
do brincar http://www.youtube.com/watch?v=HpiqpDvJ7-8 ;
·
Leitura e comentários de um apanhado do texto
Jogo, brinquedo e brincadeira de Tizuko Morchida.
Objetivos:
·
Planejar em conjunto com a professora para
dividir tarefas e somar esforços para se atingir objetivos comuns;
·
Ler e discutir sobre a importância do brincar
e saber diferenciar jogos de brincadeiras e o que está vinculado, mesmo que
inconscientemente, nas nossas escolhas.
Pauta
para a semana de 25 a 28/03/13:
·
25/03 –Organização de atividade coletiva,
diferenciada e atividade de sala de aula relacionada à Páscoa;
·
26/03 - Continuação da leitura do texto Jogo,
brinquedo e brincadeira, de Tizuko Morchida Kishimoto, subtítulos – Tipos de brinquedos e brincadeiras, Brinquedo educativo (jogo educativo) e
Brincadeiras tradicionais infantis (pp 13-15)
·
27/03 - Leitura e reflexão sobre o artigo de
Rubem Alves, Tudo o que é pesado flutua
no ar e análise das atividades que são efetuadas em sala de aula tendo a
brincadeira como condutora das diferentes situações;
·
28/03 - Leitura do artigo de Lino de Macedo, Os jogos e sua
importância na escola, retirado do Caderno de Pesquisa nº 93 de maio de 1995.
São Paulo; Fundação Carlos Chagas, 1995, p 5-11.
Objetivos
·
Utilizar o espaço no qual há um grupo maior
de professoras para de organizar para as atividades coletivas, diferenciada e
atividade de sala de aula relacionada à Páscoa;
·
Analisar as características da brincadeira e
do brinquedo;
·
Refletir e discutir sobre o artigo filosófico
para compreensão do brincar e analisar as atividades que são efetuadas em sala
de aula tendo a brincadeira como condutora das diferentes situações
·
Analisar sobre os tipos de jogos e sua
importância na escola através da leitura e discussão.
Pauta para a semana de 01 a 04/04/13:
· 01/04 – Elaboração de rotina pensando nos diferentes campos de experiência;
· 02/04 –Considerações das professoras em relação à leitura sobre os tipos de jogos, de Lino de Macedo e a brincadeira comentada por Bruner, contextualizando com a sala de aula;
· 03/04 - De acordo com as leituras efetuadas sobre jogos de exercícios, jogos simbólicos e jogos de regras, pesquisa sobre esses tipos jogos;
· 04/04 – Pesquisa sobre como o jogo e as brincadeiras aparecem no contexto do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
Objetivos
· Elaborar a rotina em conjunto com suas colegas, observando as particularidades de sua turma e expectativas que são prioridade;
· Analisar, através da leitura, os tipos de jogos e sua importância na escola;
· Contextualizar a teoria lida com a prática de sala de aula;
· Pesquisar sobre como o jogo e as brincadeiras aparecem no contexto do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
Pauta para a semana
de 13 a 16/05/2013:
·
13/05 – Elaborar a rotina semanal discriminando
quais leituras serão feitas no decorrer da semana, quais brincadeiras serão
aplicadas e quais seus objetivos, quais materiais serão necessários durante
esse período;
·
14/05 –
Ler o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Crianças
de 4 a 6 anos – falar e escutar e as
orientações didáticas e analisar como se dá a prática da fala e da escuta
de acordo com este documento em paralelo com a sala de aula;
·
15/05 –
Ler o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Crianças
de 4 a 6 anos – práticas de leitura e as
orientações didáticas e analisar como se dá as práticas de leitura, de
acordo com este documento em paralelo com a sala de aula;
·
16/05 –
Ler o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Crianças
de 4 a 6 anos – falar e escrita e as
orientações didáticas e analisar como se dá as práticas de escrita, de
acordo com este documento em paralelo com a sala de aula.
Objetivos
·
Ler e analisar o Referencial no que se refere às
práticas de falar e escutar, de leitura e de escrita, fazendo-se um paralelo do
documento com as práticas ocorridas com as crianças.
Pauta para a semana
de 20 a 23/05/2013
·
20/05 –
Explorar o site que está sendo construído;
· 21/05 – Ler o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Crianças de 4 a 6 anos – falar e escrita e as orientações didáticas e analisar como se dá as práticas de escrita, de acordo com este documento em paralelo com a sala de aula;
· 22/05 - Ler o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Crianças de 4 a 6 anos – ambiente alfabetizador e fazer um paralelo com a sala de aula;
· 23/05 - 22/05 - Ler o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Crianças de 4 a 6 anos – Práticas de escrita e fazer um paralelo com a sala de aula;
Pauta para a semana de 27 a 29/05/2013
· 21/05 – Ler o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Crianças de 4 a 6 anos – falar e escrita e as orientações didáticas e analisar como se dá as práticas de escrita, de acordo com este documento em paralelo com a sala de aula;
· 22/05 - Ler o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Crianças de 4 a 6 anos – ambiente alfabetizador e fazer um paralelo com a sala de aula;
· 23/05 - 22/05 - Ler o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Crianças de 4 a 6 anos – Práticas de escrita e fazer um paralelo com a sala de aula;
Pauta para a semana de 27 a 29/05/2013
·
28/05 – vídeo sobre a linguagem escrita
construído com base no Referencial http://www.youtube.com/watch?v=8ohJv5uXvmc;
· 29/05 – exploração de jogos e brincadeiras ligados à linguagem verbal – Trilhas
· 29/05 – exploração de jogos e brincadeiras ligados à linguagem verbal – Trilhas
Objetivos
·
Retomar o assunto sobre a importância do espaço
para se criar um vínculo maior entre família e escola;
· Assistir ao vídeo para reforçar o que já se sabe sobre a importância da construção da escrita de acordo com o desenvolvimento da criança e seu contexto social;
· Pesquisar recursos que possam auxiliar nas ações com as crianças, no que se refere aos jogos e brincadeiras no campo da linguagem verbal.
· Assistir ao vídeo para reforçar o que já se sabe sobre a importância da construção da escrita de acordo com o desenvolvimento da criança e seu contexto social;
· Pesquisar recursos que possam auxiliar nas ações com as crianças, no que se refere aos jogos e brincadeiras no campo da linguagem verbal.
Pauta para a semana de 03 a
06/06/2013
·
03/06 – Elaboração da rotina semanal pensando
nos diferentes campos de experiência;
·
04/06 - vídeo sobre a linguagem escrita
construído com base no Referencial;
·
05/06 – Confecção de jogos relacionados à
construção da escrita;
·
06/06 – Continuação da atividade iniciada no
dia anterior.
Objetivos
·
Elaborar a sequência de atividades que
deverão ser realizadas durante a semana, prevendo as ações e os materiais
necessários de acordo com a expectativas que se elencou para atingir com as
crianças;
·
Assistir ao vídeo para reforçar o que já se
sabe sobre a importância da construção da escrita de acordo com o desenvolvimento
da criança e seu contexto social;
·
Confeccionar um conjunto de jogos que possam
servir de recurso às professoras para ensinar de maneira prazerosa.
·
10/06 – Informações relacionadas à elaboração
do calendário de reposição dos dias de paralisação e relacionar com o grupo as
prioridades para subsidiar o plano de aplicação de recursos ;
·
11/06 – leitura de ideias relacionadas às
sequências didáticas voltadas ao desenvolvimento de atividades com parlendas;
·
12 e 13/06 – elaboração de planos de aula
relacionados aos jogos e brincadeiras, inseridos no desenvolvimento das
atividades para se atingir os objetivos propostos com as crianças de acordo com
as orientações curriculares.
Objetivos
·
Informar o grupo sobre os critérios para
escolha de datas para a reposição e relacionar com o grupo as prioridades para
compra e aplicação de verba da escola;
·
Ler e se apropriar de ideais relacionadas à
elaboração de sequência didática, voltada à brincadeira com a linguagem verbal;
·
Elaborar uma sequência didática voltada à
brincadeira com a linguagem verbal.
Pauta
para a semana de 17 a 20/06/13:
·
17/06 – Organização de materiais e decoração
para Festa Junina;
·
18/06 – Leitura de sequência didática sobre
alimentos, enfocando os campos de experiência relacionados ao cuidado de si e à
linguagem verbal;
·
19/06 – Elaborar uma sequência didática
observando o tempo de duração, o objetivo, o desenvolvimento, e como será a
avaliação;
·
20/06 – Discussão sobre a elaboração efetuada
no dia anterior, bem como levantamento de material e possíveis soluções para
alguma dificuldade que aparecer no percurso.
Objetivos
·
Organizar os materiais e decoração para a festa que ocorrerá no dia
22/06;
·
Ler bons modelos de sequência didática para
servir de parâmetro para as diferentes construções;
·
Elaborar um bom modelo para ser aplicado com
as turmas;
·
Discutir sobre os diferentes olhares em
relação à sequência didática construída, levantar as prioridade para que
realmente o que for planejado ocorra com as crianças.
Pauta para a semana de 24 a
27/06/13:
· 24/06 – Avaliação sobre a festa junina de sábado;
· 25/06 – Leitura e discussão sobre o artigo científico A importância de desenvolver a psicomotricidade na infância;
· 26/06 – Análise de atividades realizadas com as turmas referentes às habilidades discriminadas no artigo científico A importância de desenvolver a psicomotricidade na infância;
· 27/06 – Leitura e discussão sobre Observação, registro e avaliação formativa, com base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
Objetivos:
· 24/06 – Avaliação sobre a festa junina de sábado;
· 25/06 – Leitura e discussão sobre o artigo científico A importância de desenvolver a psicomotricidade na infância;
· 26/06 – Análise de atividades realizadas com as turmas referentes às habilidades discriminadas no artigo científico A importância de desenvolver a psicomotricidade na infância;
· 27/06 – Leitura e discussão sobre Observação, registro e avaliação formativa, com base no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.
Objetivos:
·
Avaliar os pontos positivos e negativos da
Festa Junina para que se possa aperfeiçoar as ações coletivas;
· Ler e discutir para se informar ou reforçar os conhecimentos ligados à psicomotricidade e sua importância no desenvolvimento da criança;
· Analisar as atividades realizadas com as turmas com enfoque no desenvolvimento do campo de experiência lidado à linguagem corporal;
· Ler, discutir e analisar sobre as formas como se tem observado, avaliado e registrado o desenvolvimento das crianças.
· Ler e discutir para se informar ou reforçar os conhecimentos ligados à psicomotricidade e sua importância no desenvolvimento da criança;
· Analisar as atividades realizadas com as turmas com enfoque no desenvolvimento do campo de experiência lidado à linguagem corporal;
· Ler, discutir e analisar sobre as formas como se tem observado, avaliado e registrado o desenvolvimento das crianças.
·
Todos os dias dessa semana serão reservados
para registro e avaliação do desenvolvimento das crianças e levantamento de
possíveis soluções para as dificuldades que surgirem.
Objetivos
·
Discutir sobre o desenvolvimento das
crianças, identificando as facilidades e dificuldades, além de possíveis
soluções para aquilo que vier a dificultar o bom desempenho das crianças.
·
22/07 – Orientação e levantamento de
propostas com o grupo de professoras sobre as atividades coletivas que já estão
planejadas e outras que poderão ser desenvolvidas no 2º semestre e informação
sobre cursos publicados em DO;
· 23/07 – Pesquisa sobre jogos e brincadeiras que podem ser utilizadas para o desenvolvimento da linguagem corporal (não esquecer de citar a fonte de onde retirou a pesquisa);
· 24/07 – Elaboração de planos de aula ou sequência didática relacionada à pesquisa efetuada (não esquecer de citar a fonte de onde retirou o material utilizado no plano);
· 25/07 – Continuação da elaboração iniciada no dia 24.
Objetivos
· 23/07 – Pesquisa sobre jogos e brincadeiras que podem ser utilizadas para o desenvolvimento da linguagem corporal (não esquecer de citar a fonte de onde retirou a pesquisa);
· 24/07 – Elaboração de planos de aula ou sequência didática relacionada à pesquisa efetuada (não esquecer de citar a fonte de onde retirou o material utilizado no plano);
· 25/07 – Continuação da elaboração iniciada no dia 24.
Objetivos
·
Orientar e fazer levantamento de propostas
das atividades coletivas para aproveitarmos melhor o tempo;
· Pesquisar, conhecer e ampliar o repertório sobre diferentes brincadeiras ligadas à linguagem corporal;
· Organizar o material pesquisados e elaborar planos aplicáveis em sala de aula.
Pauta para a semana de 29/07 a 1º/08/13:
· Pesquisar, conhecer e ampliar o repertório sobre diferentes brincadeiras ligadas à linguagem corporal;
· Organizar o material pesquisados e elaborar planos aplicáveis em sala de aula.
Pauta para a semana de 29/07 a 1º/08/13:
·
29/07 - Ideias sobre possíveis ações
relacionadas ao folclore;
· 30/07 - Leitura sobre o primeiro capítulo do livro Brincadeiras infantis nas aulas de matemática (Uma primeira conversa: uma proposta de matemática para a Educação Infantil, páginas 9 a 12);
· 31/07 - Leitura sobre o 2º capítulo do livro Brincadeiras infantis nas aulas de matemática (Por que brincar e as brincadeiras, páginas 13 a 17);
· 01/08 - Continuação da leitura do 2º capítulo, subtítulos Como propor as brincadeiras, Uma conversa sobre a brincadeira, Um desenho da brincadeira, Um texto sobre brincadeira, Participar é importante, páginas 17 a 20)
· 30/07 - Leitura sobre o primeiro capítulo do livro Brincadeiras infantis nas aulas de matemática (Uma primeira conversa: uma proposta de matemática para a Educação Infantil, páginas 9 a 12);
· 31/07 - Leitura sobre o 2º capítulo do livro Brincadeiras infantis nas aulas de matemática (Por que brincar e as brincadeiras, páginas 13 a 17);
· 01/08 - Continuação da leitura do 2º capítulo, subtítulos Como propor as brincadeiras, Uma conversa sobre a brincadeira, Um desenho da brincadeira, Um texto sobre brincadeira, Participar é importante, páginas 17 a 20)
Objetivos
·
Listar possíveis ações para se realizar no
mês de agosto sobre o folclore;
· Ler, discutir sobre as questões relacionadas com a brincadeira nas aulas de Matemática.
· Ler, discutir sobre as questões relacionadas com a brincadeira nas aulas de Matemática.
Pauta para a semana de 05 a
08/08/13:
·
05/08 – Elaboração de rotina preocupando-se
em enfatizar brincadeiras folclóricas para se realizar com as crianças nos
diferentes espaços;
·
06/08 – Entrevista - Ensinar a
Raciocinar (Constance Kamii). 13 de janeiro de 2013 às 23:16 Ensinar a
raciocinar, de Constance Kamii;
·
Ano IX - Nº 29 - Matemática na educação
infantil - Outubro/Dezembro 2011Relato de experiência retirado do livro A
Matemática na Educação Infantil, de Kátia Cristina Stocco Smole (em
powerpoint);
·
08?08 – Relato de experiência das professoras
da escola.
Objetivos
·
Elaborar ações para se realizar com as
crianças nos diferentes espaços, prevendo intervenções e recursos;
·
Refletir sobre as questões ligadas ao ensino
de matemática na Educação Infantil;
·
Conhecer, lembrar ou, ainda, multiplicar boas
ideias relacionadas às brincadeiras na área da Matemática.
·
05/08 – Elaboração de rotina preocupando-se
em enfatizar brincadeiras folclóricas para se realizar com as crianças nos
diferentes espaços;
·
06/08 – Entrevista - Ensinar a
Raciocinar (Constance Kamii), revista Pátio;
·
Ano IX - Nº 29 - Matemática na educação
infantil - Outubro/Dezembro 2011Relato de experiência retirado do livro A
Matemática na Educação Infantil, de Kátia Cristina Stocco Smole (em
powerpoint);
·
08/08 – vídeo sobre a matemática na Ed
Infantil.
Objetivos
·
Elaborar ações para se realizar com as
crianças nos diferentes espaços, prevendo intervenções e recursos;
·
Refletir sobre as questões ligadas ao ensino
de matemática na Educação Infantil;
Pauta para a semana de 12 a
15/08/13:
·
12/08 – Elaboração da rotina pensando em
brincadeiras dirigidas com as crianças e diferentes formas de registro com
elas. Por exemplo: desenho efetuado pela criança sobre a brincadeira,
problematizações conversadas com as crianças e registradas coletivamente etc;
·
13/08 – Questionamento sobre as brincadeiras
mais comuns praticadas com as crianças e estratégias utilizadas pelas
professoras;
·
14/08 – Exposição de material em powerpoint
sobre brincadeiras infantis nas aulas de matemática;
·
15/08 – Continuação da exposição de material
em powerpoint sobre brincadeiras infantis nas aulas de matemática.
Objetivos
·
Elaborar ações para se realizar com as
crianças nos diferentes espaços, prevendo intervenções e recursos, focando
brincadeiras dirigidas;
·
Fazer um levantamento das estratégias das
professoras nos momentos em que ocorrem as brincadeiras com as crianças;
·
Apropriar-se do material sobre brincadeiras
nas aulas de matemática, refletindo sobre bons exemplos para se levar para os
diferentes espaços com as crianças.
Pauta para a semana de 19 a
22/08/13:
·
19/08 – (apenas ara o grupo II, o I e III não
terá Jeif devido às faltas das professoras que compõem esses grupos) –
informações sobre o assunto tratado no seminário Fios e desafios das relações
de gênero e sexualidade;
·
20/08 – leitura da minuta elaborada pela SME
sobre mudanças que se referem à Educação Infantil;
·
21/08 – leitura de maneira interativa, isto
é, conhecer os trechos retirados do documento original Indicadores da Qualidade
na Educação Infantil / Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica –
Brasília: MEC/SEB, 2009 e analisar os pontos colocados no que se refere à nossa
escola;
·
22/08 – continuação da leitura de maneira interativa, isto é,
conhecer os trechos retirados do documento original Indicadores da Qualidade na
Educação Infantil / Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica –
Brasília: MEC/SEB, 2009 e analisar os pontos colocados no que se refere à nossa
escola.
Objetivos:
·
Conhecer sobre os temas propostos, analisar os
pontos colocados e avaliar a prática dentro dos contextos discutidos.
Pauta para a semana de 19 a
22/08/13:
·
19/08 – (apenas ara o grupo II, o I e III não
terá Jeif devido às faltas das professoras que compõem esses grupos) –
informações sobre o assunto tratado no seminário Fios e desafios das relações
de gênero e sexualidade;
·
20/08 – leitura da minuta elaborada pela SME
sobre mudanças que se referem à Educação Infantil;
·
21/08 – leitura de maneira interativa, isto
é, conhecer os trechos retirados do documento original Indicadores da Qualidade
na Educação Infantil / Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica –
Brasília: MEC/SEB, 2009 e analisar os pontos colocados no que se refere à nossa
escola;
·
22/08 – continuação da leitura de maneira interativa, isto é,
conhecer os trechos retirados do documento original Indicadores da Qualidade na
Educação Infantil / Ministério da Educação/Secretaria da Educação Básica –
Brasília: MEC/SEB, 2009 e analisar os pontos colocados no que se refere à nossa
escola.
Objetivos:
·
Conhecer sobre os temas propostos, analisar
os pontos colocados e avaliar a prática dentro dos contextos discutidos.
Pauta para a semana de 26 a
29/08/13:
·
26/08 – Continuação da leitura e análise dos trechos
retirados do documento Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (no caso
do grupo II e III, e iniciar conversa com o grupo I);
·
27/08 -
Pensar e discutir sobre a prática (retomada da planilha sobre as
brincadeiras efetuadas com as crianças, com foco nas expectativas ligadas à Matemática;
·
28/08 – Exposição de jogos da escola
relacionados com a Matemática;
·
29/08 – elaboração de sequência didática ou
projeto ligado aos jogos e brincadeiras no campo da Matemática.
Objetivos
·
Retomar a análise dos pontos colocados nos
Indicadores de Qualidade da Educação Infantil;
·
Refletir sobre a prática, com foco nos jogos
e brincadeiras no campo da matemática;
·
Conhecer, lembrar e relatar sobre boas
práticas ligadas aos jogos e brincadeiras no campo da matemática;
·
Planejar boas práticas, pensando nas ações, nas
expectativas que devem ser priorizadas, nos espaços, recursos e boas
estratégias.
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