Vida é Energia



 Vida é Energia

A partir das discussões efetuadas no dia 1° de fevereiro de 2020 ( 23° dia da Lua 7 - Lua Ressonante - Kin 204 da Semente Solar Amarela, segundo o Sincronário da Paz  https://tzolkin.com.br/calculadora-kin/?dia=1&mes=2&ano=2020) pelo Grupo de Estudos da Estação Brasil, localizada em São Caetano do Sul, o CEVALT (Centro de Estudos da Vida e Autoconhecimento da Lei do Tempo), surgiram reflexões sobre o que é a nossa vida e o que fazemos dela através das nossas escolhas. 

O mediador do grupo, Adriano Siqueira, nos questionou sobre como ir além daquilo que já sabemos e entre algumas afirmações também nos colocou o seguinte:

1. A ação vista como conta gotas;
2. A Terra - prisão, hospital ou escola.

Além disso, um dos participantes nos colocou sobre
1. A noção matemática de conjunto, sobre estar contido ou conter, e alguém citou sobre pertencimento;
2. "A vida é uma piada sem graça". 

Todos esses dados e o desenho da mandala acima, criada pelo Danilo Yamamoto, a partir da colaboração de seus alunos num curso de criação de mandalas, me coloca para pensar sobre a Vida que recebemos como presente, e a citação do Renato Ferreira, em um outro grupo de estudos, sobre vida, a qual diz o seguinte:

"[...] a matéria é a limitação da vida, uma cristalização de sua natureza fluídica imanente. A vida existe eternamente, porque é ação da unidade fundamental de tudo e é através da continua atividade da unidade ou da Vida Una que todas as coisas vêm a existência." (Sri Ram)


Além disso, Nicolas Tesla é mencionado no documentário Universo Conectado com a afirmação: "Se você quer entender o Universo pense em termos de Energia, Frequência e vibração"

No mesmo documentário Rumi é citado com o pensamento: "Você não é uma gota de água no oceano, você é todo o oceano em uma única gota."

Cito ainda, para ilustrar as citações um desenho psicografado pela Carina, no grupo  de estudos do CEVALT, com uma frase que acrescentei, retirada do título de um seminário realizado em 1988 pelo Gilberto Seno e seus colegas do curso de Biologia, na Universidade de Mogi das Cruzes:


Todas essas afirmações me faz pensar sobre como nos deslocamos em nossa existência  na Terra para as diferentes prisões, com aquilo que tememos, que julgamos certo ou errado, e muitas vezes para hospitais, quando nos sentimos enfraquecidos e afetados pelas nossas escolhas. Mas a todo momento a aprendizagem nos acompanha, e ela pode ser cansativa e cheia de tédio como uma escola convencional, onde decoramos discursos prontos, mas não aprendidos, nos conservando tempo maior nas realidades que nos faz sofrer, ou essa aprendizagem pode ser extremamente prazerosa, se escolhemos aprender com a crença que "Tempo é Arte". 

O tempo presente sendo utilizado com fruição, como enxergamos cada detalhe e o que ele nos mostra para podermos utilizar as diferentes linguagens que temos disponível para expressar a nossa verdade, que não necessariamente precisa ser a mesma verdade para todos. Se o nosso processo de aprendizagem é baseado na Arte, conseguimos visualizar uma rica diversidade, que pode se compor num lindo quadro harmonioso, onde o bem comum deve ser Verdade. 

Ao pensarmos nas nossas obras  como elas são constituídas? Em que e como nos inspiramos? Como estamos registrando a nossa história, de modo a rir de alguns erros, mas não repeti-los para que não se transformem numa piada sem graça?

No exercício de fruição me atrevo a interpretar a Arte elaborada pelo Danilo Yamamoto, que através da empatia  (olhar com os olhos do outro)  materializou o que para mim é a Vida enquanto Energia que é alimentada pelo Amor, a Colaboração, a Luz e o Conhecimento.

A Energia Vital, representada por esferas circulares totalmente preenchidas e protegidas por 16 corações (A Força do Amor). Essa Energia não fica presa em si, mas se espalha sob a Luz de vários balões ou pelo brilho  de cristais, que por sua vez, produzem ações que se transformam em conhecimento,  que se transformam em sementes para um jardim de mais Energia. E o ciclo continua.

Assim, desejo muita Energia para cada um que  compartilha comigo essa plantação de sementes. Que possamos fertilizar o Solo para que os frutos nasçam com muita Força!!

Com carinho

Solange das Graças Seno



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Energia com um olhar na diversidade cultural - "Se não é divertido, não é sustentável"

Pensar na construção de uma Educação Integral a partir da autoavaliação

Qual a Energia que me chama a atenção?